Autor
André Barata, Filósofo, Universidade da Beira Interior
Artigos

Sim, superioridade cultural é segregação

O discurso da superioridade será sempre o da segregação prática e da falsificação teórica. Como se alguma vez tivessem sido histórias separadas.

A urgência de religar

Depois de laicizarmos a religião de tantas formas que nos tornaram crédulos ao ponto da incapacidade para a ação, o importante seria fazermos acontecer outro regresso, do ‘religare’, especialmente se fosse de uma forma secularizada.

O lítio, ou a continuação do extractivismo

Esta nova promessa de rendimento é potencialmente tão devastadora quanto tem sido o petróleo negro. Lítio e petróleo são igualmente extractivistas e pouco verdes.

O desligamento

Greta Thunberg tem toda a razão: “não podemos mudar o mundo jogando pelas regras, porque as regras têm de ser mudadas. Tudo tem de mudar e tem de começar hoje.”

A questão do futuro europeu

Não desistir da democracia europeia, sobretudo para um pequeno país, é poder ser parte e tomar parte do futuro global. Votem, se faz favor.

Agenda para uma “geringonça 2.0”: o desafio da social-democracia radical

O espaço da negociação política e programática deve estender-se a movimentos sociais e a atores coletivos. Sem o envolvimento da sociedade civil, os partidos da geringonça correrão o risco de se enquistar em relacionamentos de poder meramente institucionais e ritualistas.
Ver mais artigos