Autor
André Barata, Filósofo, Universidade da Beira Interior
Artigos

Liberdade, igualdade, fraternidade… que futuro?

Estarmos sempre em rede é na verdade o que se espera de nós como a conectividade de computadores. E darmos periodicamente sinal de existência na rede é na verdade cumprirmos a nossa função num tecido conectivo vivo.

Vidas evadidas do mundo

Não falta apenas restaurar direitos à utopia. Falta sobretudo um realismo que englobe futuro e passado, opondo-se a um realismo do presente imediato.

Não é humanizar, é não desanimalizar

A questão não está em constatar que temos tido uma cultura de violência para com os animais, mas que, historicamente, nunca tivemos uma relação tão massiva e industrialmente violenta com animais, em virtude da exclusão civilizada dessa ficção que é a forma “humanidade”.

O que há de errado com o IRA dos animais?

A contaminação crescente entre populismo e forças de autoridade que transbordam os limites do estado de direito tem de ser rápida e severamente anulada.

O bolsonarismo

O programa político de Bolsonaro é desativar os poderes públicos, seja os do estado de direito seja o quarto poder. Submeter todos os poderes públicos ao poder presidencial, para deles prescindir a favor de poderes não públicos, inescrutináveis.

A esquerda contra a esquerda

Será verdade que ativistas que lutam pelo reconhecimento da dignidade de minorias não estão igualmente mobilizados pelo que afeta tanto maiorias como minorias? Não serão conciliáveis, na geometria política, as esquerdas de ativismo e as de militância partidária?
Ver mais artigos