Autor
André Barata, Filósofo, Universidade da Beira Interior
Artigos

A tensão inescrutável da democracia

O que ameaça hoje a ideia de democracia e da sua prática? A vontade de transparência que atravessa todas as relações no espaço público, limpas de tensão. Sem tensão democrática, a democracia torna-se encenação, reino do faz de conta, menos apreciável, descartável e, por isso, mais vulnerável.

PremiumAs virtudes do direito à greve

A única acção que se deve regular por um critério de proporcionalidade é a definição de serviços mínimos. E essa definição cabe ao Governo, com o maior tacto possível, garantindo os serviços mínimos, sem com isso minimizar o impacto que se espera de uma greve a ponto de constituir um boicote.

As virtudes do direito à greve

A única ação que se deve regular por um critério de proporcionalidade é a definição de serviços mínimos. E essa definição cabe ao Governo, com o maior tacto possível, garantindo os serviços mínimos, sem com isso minimizar o impacto que se espera de uma greve a ponto de constituir um boicote.

Sim, superioridade cultural é segregação

O discurso da superioridade será sempre o da segregação prática e da falsificação teórica. Como se alguma vez tivessem sido histórias separadas.

A urgência de religar

Depois de laicizarmos a religião de tantas formas que nos tornaram crédulos ao ponto da incapacidade para a ação, o importante seria fazermos acontecer outro regresso, do ‘religare’, especialmente se fosse de uma forma secularizada.

O lítio, ou a continuação do extractivismo

Esta nova promessa de rendimento é potencialmente tão devastadora quanto tem sido o petróleo negro. Lítio e petróleo são igualmente extractivistas e pouco verdes.
Ver mais artigos