Autor
Ânia Ataíde
aataide@jornaleconomico.pt
Artigos

Incerteza leva famílias portuguesas a poupar mais

A taxa de poupança das famílias deverá continuar em rota ascendente este ano. Por outro lado, a pandemia não altera o perfil de investidor tipicamente conservador das famílias portuguesas.

Mapa para navegar os mares voláteis nos mercados

A volatilidade regressou com a pandemia de Covid-19 e deverá continuar a marcar os mercados financeiros até ao final do ano. Prudência, diversificação e flexibilidade devem ser palavras-chave para os investidores, dizem os analistas consultados pelo JE.

Vice-presidente da Comissão Europeia concorda com preocupações da CIP

Carta enviada em abril por António Saraiva a Ursula von der Leyen obteve resposta do seu “vice”. Valdis Dombrovskis defende “que a Europa deve estar equipada com os instrumentos necessários para enfrentar as consequências económicas e sociais da crise”.

Na despedida, Centeno agradece a colegas: Foi uma “honra”

Centeno passa a pasta a um ministro de centro-direita, que conquistou a presidência do Eurogrupo, apesar do apoio do eixo franco-alemão a Nadia Calviño. Na despedida do ex-ministro e estreia de João Leão, ficou o agradecimento e a confiança no sucessor.

Paschal Donohoe leva a melhor perante Nadia Calviño e é eleito presidente do Eurogrupo

Mário Centeno passa a pasta ao irlandês, que assume funções na segunda-feira, mas a primeira reunião sob a sua presidência apenas terá lugar em setembro. A eleição desta quinta-feira decorreu de forma eletrónica e secreta. No final da reunião, o ministro das Finanças de Malta agradeceu em nome do grupo o trabalho do ex-homólogo português ao longo dos últimos dois anos e meio.

Custos das PPP caíram 8% no ano passado para 1.543 milhões de euros

Custos das PPP ascenderam aos 1.543 milhões no ano passado, menos 135,5 milhões de euros do que em 2018. Descida foi transversal a todos os setores, à excepção do setor ferroviário.
Ver mais artigos