Autor
Ânia Ataíde
aataide@jornaleconomico.pt
Artigos

“Não podemos excluir que a pandemia tenha trazido impactos mais severos e estruturantes sobre a economia portuguesa”, admite presidente do CFP

A presidente do Conselho das Finanças Públicas, Nazaré da Costa Cabral, diz que é essencial fazer um diagnóstico sobre o choque que a economia portuguesa sofreu, com efeitos assimétricos entre os setores, compreendendo que alterações estruturais implicou.

Nazaré da Costa Cabral: “Crise pode ter apressado a sinalização das chamadas empresas ‘zombie'”

Em entrevista ao JE, a presidente do Conselho das Finanças Públicas, Nazaré da Costa Cabral, alerta para a necessidade de refletir sobre o impacto que a crise trouxe para o tecido empresarial português e para os padrões de consumo.

Nazaré da Costa Cabral: “Existe uma grande incerteza quanto ao desempenho da economia em 2021”

A presidente do Conselho das Finanças Públicas, Nazaré da Costa Cabral, diz que a situação da economia portuguesa é “complexa”, estando dependente da evolução da pandemia e da capacidade de recuperar da “má imagem” internacional para voltar a conquistar turistas.

PremiumBloco de Esquerda questiona Novo Banco no Eurobic

Bloquistas perguntam ao Ministério das Finanças sobre a operação e o seu impacto.

‘Lay-off’ e Apoio à Retoma: saiba a escolha mais favorável

‘Lay-off’ simplificado tenderá a ser mais vantajoso para a generalidade das empresas com quebras de faturação até 75%, diz especialista, que, no entanto, alerta que dependerá do enquadramento específico de cada empresa.

Pandemia agrava saldo do Estado em 602 milhões de euros em janeiro

A evolução resulta do efeito combinado de contração de 9,5% da receita e de crescimento de 0,5% da despesa, refletindo o impacto da terceira vaga da pandemia. A receita fiscal teve uma quebra de 13,2% no primeiro mês do ano, enquanto a despesa da Segurança Social aumentou 5,6%.
Ver mais artigos