Autor
Ânia Ataíde
aataide@jornaleconomico.pt
Artigos

Ecofin discutiu reformas fiscais internacionais antes da reunião do G20

Ministros das Finanças e da Economia discutiram medidas sobre tributação antes da reunião dos ministros das Finanças do G20, em junho.

Meta do défice de 0,2% é possível em 2019 apesar de injeção no Novo Banco, diz FMI

“Apesar da transferência acima do orçamentado para o Novo Banco, no âmbito do mecanismo de capitalização contingente, a meta do défice orçamental nominal de 2019 de 0,2% do PIB parece viável, com receitas dinâmicas e despesas de capital [investimento público] agora projetadas abaixo do orçamentado”, afirma o FMI em comunicado

PremiumCálculo da carga fiscal é o novo cavalo de batalha de Mário Centeno

Ministro das Finanças defende fórmula alternativa que tenha em conta o défice e os impostos futuros. Especialista em Direito Fiscal não concorda.

CFP: 16 municípios concentram 89% da dívida em atraso

Conselho de Finanças Públicas refere que a despesa por pagar dos municípios terá aumentado ligeiramente no ano passado.

Municípios arrecadaram mais 216 milhões de euros de receita fiscal graças ao IMT

Receita fiscal da Administração Local em 2018 teve um crescimento em termos homólogos, explicado em cerca de quatro quintos pela maior receita decorrente do Imposto Municipal sobre Transações.

Dívida dos municípios recuou em 2018, mas 24 continuam acima do limite da dívida total

Dívida total municipal registou uma redução de 470 milhões de euros no ano passado. Número de municípios acima do limite da dívida total diminuiu face a 2017, mas Caminha, Cartaxo, Fornos de Algodres, Reguengos de Monsaraz, Tabuaço e Vila Real de Santo António agravaram a situação financeira.
Ver mais artigos