Autor
António Bob Santos, Administrador da ANI – Agência Nacional de Inovação
Artigos

Acelerar a valorização do conhecimento

Mais do que uma obrigação, é um dever celebrar e reconhecer o que de melhor se faz no nosso país. É este também o papel das políticas públicas.

Portugal: an Open Innovation Country

Os dados de longo prazo existentes mostram que Portugal tem conseguido convergir com a média da União Europeia (UE) no que respeita aos principais indicadores de inovação (com exceção do período 2011-2015), posicionando o nosso país como moderadamente inovador na UE.

A “missão” da política de inovação

Importa olhar para os contextos nacionais e regionais aquando da definição e implementação de políticas de inovação. O que resulta bem na Alemanha pode não resultar bem por cá.

A Google e os ‘millennials’

A importância dos investimentos da chamada “nova economia”, que são qualificados, reflete-se a nível económico e social e podem ter impacto significativo a longo-prazo.

CriptoInovação

Mais relevante do que acompanhar a evolução das moedas digitais, é analisar o potencial da tecnologia que está por detrás e que as suportam, o ‘blockchain’.

Neutralidade da Internet

O fim da neutralidade da Internet, além de promover cidadãos e empresas com diferentes privilégios no espaço digital, pode vir a significar um problema de distorção da concorrência no mercado, dado que prejudica essencialmente as empresas de menor dimensão e com menor capacidade orçamental.
Ver mais artigos