Autor
António Freitas de Sousa
afsousa@jornaleconomico.pt
Artigos

Liberais lançam ideia inédita para decidir novo governo da Alemanha

Enquanto esperam por saber que vencerá as eleições deste domingo, os alemães estão a assistir ao avolumar de alternativas de governo. A mais inesperada vem do FDP, que sugere negociações com os Verdes para ambos os partidos decidirem se fazem uma aliança com sociais-democratas ou democrata-cristãos.

Alemanha: quais são as coligações que chegam ao número mágico de 366 lugares?

Os alemães já se habituaram a viverem sob coligações de geometria variável. Perante eles, estão várias possibilidades para a formação de um governo com maioria absoluta, que se consegue a partir dos 366 lugares dos 730 disponíveis no Bundestag. Só então Angela Merkel poderá abandonar o poder.

Alemanha: Primeiras previsões deixam CDU e SPD empatados

Pelas projeções iniciais, SPD e CDU estarão próximos na eleição federal alemã. Verdes ficam aquém das expectativas, mas conseguem passar a ser o terceiro partido do parlamento, à frente dos liberais do FDP.

PremiumBiden vale-se de Aukus para emendar a mão após desastre de Cabul

Aliança entre Estados Unidos, Reino Unido e Austrália é o tema internacional que o presidente norte-americano encontrou para fazer esquecer as críticas por causa da saída do Afeganistão. Mas não é certo que a frente militar criada para tentar travar a China seja um caminho seguro.

PremiumRegime de Vladimir Putin vacila com os resultados eleitorais mas continua longe de cair

Dificuldade do governo será fazer chegar dinheiro aos bolsos dos russos: alicerces da economia parecem robustos, mas a população abaixo do limite da pobreza já ultrapassou os 12%.
Ver mais artigos