Autor
António Gaspar, Professor Universitário – Universidade Europeia, Coordenador de Banca & Seguros
Artigos

Nações Unidas à beira do colapso

Tal como nas empresas, o “segredo” está em António Guterres apresentar uma reforma de base que o comprometa a “fazer mais com menos recursos”.

Banca: mais uma ideia peregrina

Mas se as comissões para quem as paga, (a propósito de tudo e do nada) são uma verdadeira praga, a banca não contente com os chorudos resultados daí advindos, tenta levar a efeito mais “um assalto” ao bolso dos seus clientes – recuperou há pouco, uma ideia peregrina que já há muito que tem andado a ser “cozinhada” que são as comissões por levantamento no multibanco.

A vergonha da Segurança Social

Há uma forma simples de resolver os atrasos nos pagamentos das pensões: colocar objectivos de resolução de processos, fortes mais atingíveis, e indexar a remuneração a uma coisa muito simples que se chama produtividade.

Incompreensível

No mundo da gestão não pode ser só o dinheiro a mover vontades. Pelo contrário, o dinheiro deverá ser a contrapartida de um desempenho de excelência.

Ruído

Uma posição de governador de qualquer banco central deve ser, por excelência, uma posição discreta. Exige uma postura inatacável por parte do titular do cargo. Mas o governador parece não entender esta realidade.

A falência das Nações Unidas

Sou o primeiro a lamentar a situação de bancarrota da ONU, mas não me parece que o secretário-geral tenha o “golpe de asa” que a organização necessita para inverter a situação.
Ver mais artigos