Autor
António Rodrigues, Advogado
Artigos

Ser deputado (II)

O parlamento é sem dúvida o espelho do país. Mas tem de ser mais do que isso, porque não pode esgotar-se numa pronúncia de ocasião, de resposta arrependida porque mal informada ou mal fundamentada.

Ser deputado (I)

Apesar de uma imagem menos positiva, o deputado e o parlamento ainda são um recurso valioso a que se recorre, perante a surdez ou cegueira dos poderes públicos.

Cansados de governar

Num Governo sem ideias nem opções viáveis durante o mandato, manietado e amarrado pelos parceiros, o primeiro-ministro cansou-se e esgotou a sua capacidade.

Extremismos incendiários

Jargões radicais podem ser próprios para manchetes de jornais e polémicas públicas, mas contribuem para lançar acendalhas numa fogueira que na Europa já deixou há muito de ser latente.

Um canal que é uma muralha

A história julgará os erros cometidos de destruição de um projeto notável de conjugação de vontades, culturas e determinações distintas.

As maiorias corroem

Os riscos de uma maioria de um só partido são significativos para a evolução política e para a estabilidade social. Até porque as maiorias se corroem a si mesmas. Com prejuízo para todo o sistema.
Ver mais artigos