Autor
António Vasconcelos Moreira
amoreira@jornaleconomico.pt
Artigos

PremiumBCE vigilante e pronto a recalibrar poder de fogo contra a crise

Banco Central Europeu não mexeu nos instrumentos de política monetária, mas salientou que as condições de financiamento favoráveis são a nova “bússola” para medidas futuras.

PremiumNova Expressão quer outra administração na Inapa

Holding de Pedro Baltazar alerta Parpública, acionista maioritária da Inapa, para as aquisições recentes da papeleira liderada por Diogo Rezende. São “operações de cosmética” que fazem “refém” a Inapa, diz Nova Expressão.

Wall Street arranca última sessão da semana em baixa

Mercado está a reagir mal aos resultados da IBM e ao anúncio de a Intel passar a fabricar internamente os próprios chips. Petróleo está em queda em Londres e em Nova Iorque.

Riscos sobre crescimento da economia da zona euro estão “menos pronunciados”, diz Lagarde

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, disse esta quinta-feira que as projecções económicas de dezembro se mantêm “válidas” e que os riscos sobre a economia estão “menos pronunciados” devido ao acordo do Brexit e ao início da campanha de vacinação.

Um mês depois de recarregar a ‘bazuca’, BCE mantém política monetária inalterada

As taxas de juro mantiveram-se inalteradas, sendo que a taxa aplicável às operações principais de refinanciamento e as taxas aplicáveis à facilidade de cedência de liquidez e à facilidade permanente de depósito permanecem em 0%, 0,25% e -0,5%, respectivamente.

Euro digital vai acontecer “com grande probabilidade”, diz especialista do London School of Economics

Ricardo Reis, professor da London School of Economics, acredita que o Banco Central Europeu acabará por emitir o euro digital. Bancos comerciais vão continuar a existir e a dirimir a relação com clientes, mas as moedas estáveis vão “perder grande parte do seu apelo”.
Ver mais artigos