Autor
António Vasconcelos Moreira
amoreira@jornaleconomico.pt
Artigos

PremiumDBRS: banca de investimento salvará receitas dos bancos

O semestre foi de queda de receitas e de aumento de imparidades. BCP e Santander Totta constituíram 210 milhões em imparidades Covid. A DBRS diz que rentabilidade virá da banca de investimento.

CEO da CGD preocupado com a queda de receitas ‘core’ da banca num contexto de aumento de imparidades

O presidente do BCP manifestou um desagrado em relação ao aumento dos custos com impostos, referindo-se ao adicional de solidariedade, e ao travão que as iniciativas legislativas impõem às comissões, o que é uma redução das receitas futuras, num contexto de baixa rentabilidade.

Paulo Macedo diz que só vendeu carteiras de imóveis a entidades europeias

“Este semestre vendemos um número significativo de imóveis, mas não de atacado, vendemos 583 imóveis por 70 milhões de euros. Temos neste semestre mais 263 imóveis com vendas adjudicadas de 34 milhões de euros”, detalhou o presidente da Caixa. O BCE não deixa os bancos deterem os imóveis em balanço mais de dois anos.

Caixa lança linha de 500 milhões para PME e micro empresas

Paulo Macedo anunciou, na conferência de imprensa de apresentação dos resultados, que vai lançar uma linha de crédito de 500 milhões de euros para Pequenas e Médias Empresa (PME) e para micro empresas, com spreads muito mais baixos. Esta linha não tem garantia do Estado.

Paulo Macedo diz que fecha venda do banco em Cabo Verde em breve e adia ‘sine die’ venda no Brasil

Esta venda da participação social no Banco Comercial do Atlântico estava prevista no plano estratégico da CGD para 2017-2020 negociado com a DGComp de Bruxelas. Já o banco do Brasil não vai ser vendido dentro do prazo estabelecido no acordo com a Comissão Europeia.

Novo Banco com prejuízos de 555,3 milhões. Até junho, estima pedir 176 milhões ao Fundo de Resolução

O banco ‘legacy’, que é o banco mau, teve perdas de 493,7 milhões de euros e, em face destas, o Novo Banco estima pedir, até junho uma injeção de capital de 176 milhões de euros ao abrigo do mecanismo de capital contingente (CCA), ao Fundo de Resolução.
Ver mais artigos