Autor
Bernardo Silva Câncio, Economista, BiG - Banco de Investimento Global
Artigos

Fendas no mercado obrigacionista e dependência dos bancos centrais

A facilidade com que as ‘yields’ subiram e a necessidade de mantê-las baixas levam a crer que o mercado pode precisar de ainda mais compras por parte dos bancos centrais, para garantir que a recuperação se dê de forma suave.

A festa dos pequenos investidores, o receio dos profissionais

Há um adágio de mercado que ensina que é preciso ter cuidado ao tentar combater a teórica irracionalidade do mercado, pois o mercado pode manter-se irracional mais tempo do que nós conseguimos ficar solventes.

O efeito ketchup na economia

Se no desporto, o trabalho e a persistência são os ingredientes principais para os sucessos que surgirão no futuro, na economia esses ingredientes são as poupanças e as fáceis condições de financiamento.

Comprar a pandemia, vender a vacina?

Na Europa, esta crise fez mais pela integração e convergência política e fiscal do que vários anos de trabalho político dito “normal”. Só o Fundo de Recuperação tem uma capacidade de investimento equivalente a mais de 4% do PIB da zona euro.

A subversão da democracia e um possível topo nas tecnológicas?

Os mercados estão cientes dos riscos que a subversão da democracia levada a cabo por Trump e a sua ala do Partido Republicano representa, e parte da recente correção do mercado acionista deve-se a isso também.

Como pagar toda esta dívida, uma perspetiva pré-medieval

O que permite o financiamento de Portugal a um custo utópico é uma heterodoxia na política monetária, que foi confiantemente reforçada com a chegada da pandemia.
Ver mais artigos