Autor
Bernardo Silva Câncio, Economista
Artigos

Para 2020 de olho em 2030

Na década prestes a começar viveremos entre o ressurgimento da inflação, a fragilidade da economia chinesa e um aceleramento da revolução da mobilidade.

A economia global não nada nua

Como diz Warren Buffett, é quando a maré vaza que vemos quem está a nadar nu. E esta maré baixa não revelou nada de íntimo da economia global.

As consequências de Abqaiq

Por mais justificações que sejam apresentadas para explicar um conflito, a raiz de todas as tensões é sempre insatisfação económica, e a queda do preço do petróleo causa bastante ‘stress’ às economias da região.

Esqueçam o QE, se for preciso tragam o helicóptero

A monetização da dívida é uma política historicamente conhecida por fazer cair reis e imperadores depois de vários anos a gerirem mal os recursos dos seus reinos e impérios. Quem serão na atualidade?

O estranho caso das taxas de juro negativas

Ter taxas de juro negativas é o equivalente a ir jantar fora com a certeza de que se sairá do restaurante com mais apetite. Como podem os sistemas financeiro e capitalista funcionar em tal ambiente?

De PIIG(S) a 0%

A probabilidade das atuais expectativas de mais benevolência monetária saírem furadas, daqui por uns meses, não é assim tão baixa quanto isso.
Ver mais artigos