Autor
Bernardo Silva Câncio, BiG - Banco de Investimento Global
Artigos

Sai mais um café para a economia europeia

Depois de vários anos, a economia consome mais de quatro cafés por dia e diz que pouca diferença lhe faz. Mas os bancos centrais precisam de coragem para cortar os estímulos monetários.

Buffett, a capitalização dos ganhos e a importância de investir

A matemática da capitalização dos ganhos é relativamente simples de perceber, mas a sua magia é difícil de interiorizar. Warren Buffett faz questão de nos mostrar essa magia na primeira página da sua carta aos acionistas.

Uma voz divisiva

Será possível ver as taxas de juro de Portugal mais baixas do que as de Espanha? A história diz que não, mas nos dias que correm vê-se um pouco de tudo no mundo.

O ministro mostrou a cauda de um cisne negro

O setor automóvel global é um setor emaranhado em excesso de dívida, concessões de crédito por parte dos seus braços financeiros e fluxos de caixa muito frágeis que pode perder valor com o advento da Revolução da Mobilidade.

Porque é que a economia chinesa não cai? (II)

A China já começou a tomar a droga a que chamamos expansão da oferta monetária. Deixar de a tomar requer uma disciplina dolorosa, por regra administrada por um banco central independente, que não é o caso do chinês.

Para 2019, com algum optimismo

O sector financeiro das economias desenvolvidas está, como um todo, melhor capitalizado do que alguma vez esteve nas últimas décadas.
Ver mais artigos