Autor
Bruno Alves, Politólogo
Artigos

Uma revolução francesa

Os coletes amarelos representam uma revolta contra toda e qualquer autoridade política, e de resistência à mudança do estado de coisas, seja qual for o sentido dessa mudança.

A era do clubismo partidário

Os eleitores encaram a política como encaram o futebol, pertencendo a um clube e defendendo-o por ser o clube, não pelo juízo que fazem acerca da forma como joga.

Websummitologia

A Web Summit encarna tudo aquilo que os políticos são: vácuos veículos de promoção da sua própria vacuidade enganadoramente apresentada como mérito.

O Estado Cacique

O Estado parece ter como função essencial usar o seu vasto poder para extrair recursos à sociedade em geral, e encaminhá-los para um seleto mas vasto conjunto de grupos.

“Lisboa” e “o resto”

A descentralização que se prepara, e as “descentralizações” de que por aí se falam, não descentralizarão nada, nem o pretendem fazer.

De crise em crise

Dez anos depois do início da “Grande Recessão” é triste verificar que, por causa da incapacidade ou falta de vontade de sucessivos governos para reformarem o país, Portugal continua a não poder senão viver de crise em crise.
Ver mais artigos