Autor
Carlos Branco, Major-general e Investigador do IPRI-NOVA
Artigos

Os EUA e a cooperação europeia no domínio da segurança e defesa

Os EUA recearam sempre que a Europa se pudesse autonomizar estrategicamente e transformar num centro de poder rival à escala global, que desafiasse geopoliticamente os EUA.

O Regresso da Rússia a África

África assume agora uma importância renovada na política externa russa. Líbia, Sudão, República Democrática do Congo e República Centro Africana (RCA) são casos onde a presença russa passou a ser notória e incontornável. A Rússia assinou recentemente acordos bilaterais de defesa com o Sudão e a RCA que lhe permite ter missões permanentes nos Ministério […]

Irão os EUA atacar o Irão?

Trump aposta na ameaça do uso da força para fazer capitular o Irão. Veremos se essa demonstração de força produzirá efeitos e, ao contrário das sanções, vergará o Irão.

A Argélia aqui tão perto e o futuro tão incerto

Registe-se a reação discreta dos líderes europeus aos atuais protestos, a mesma registada quando al-Sisi conseguiu recentemente aprovar a emenda constitucional que lhe permitirá prolongar o seu mandato até 2034.

Poder político e Forças Armadas 45 anos após o 25 de Abril

Onde termina o controlo democrático das Forças Armadas e começa a governamentalização? Não é fácil responder a esta pergunta.

A NATO, a Rússia e a síndrome de Cassandra

O risco de um confronto armado que, por engano ou erro de cálculo, possa conduzir a uma guerra nuclear aumentou significativamente.
Ver mais artigos