Autor
Carlos Branco, Major-general e Investigador do IPRI-NOVA
Artigos

Constatações da última confrontação israelo-árabe

Ao contrário do que alguns esperavam, ainda não foi desta vez que a causa palestiniana será varrida para debaixo dos tapetes da história.

O Dia Internacional dos Capacetes Azuis da ONU

O simbolismo da data estimula a reflexão. A motivação para o Estado português participar em operações de paz não deve limitar-se a questões securitárias, regionais ou globais; deve ir mais longe, ser mais do que isso.

O conceito estratégico da NATO e a China

Seria extremamente positivo se o novo Conceito Estratégico da Aliança considerasse a possibilidade de se criar um diálogo político permanente com a China sobre temas de interesse comum.

A tensão entre a Rússia e a Ucrânia

O problema ucraniano está para durar. A Rússia não permitirá a presença de bases militares da NATO em território ucraniano, como não o permitirá no Cáucaso do Sul. Fará os impossíveis para não ser encurralada militarmente.

O que faria se fosse o senhor Xi?

A tensão existente no Mar do Sul da China é um dos temas mais controversos da atualidade política internacional. Joe Biden segue as pisadas do seu antecessor e confronta diplomática e militarmente Beijing na região.

As Forças Armadas dispensam conforto psicológico

Passados 13 anos, em completo desrespeito pela Lei das Infraestruturas Militares, as verbas alocadas ao HFAR-PL foram desviadas para outros fins, sabendo-se que aquele não possui todas as capacidades hospitalares e estruturais necessárias ao seu funcionamento.
Ver mais artigos