Autor
Carlos Branco, Major-general e Investigador do IPRI-NOVA
Artigos

O psíquico de Trump

Trump conseguiu o que nenhum dos seus antecessores conseguiu. Pôr os europeus a gastar mais com a defesa, e reduzir significativamente a contribuição americana para o orçamento da NATO.

A Alemanha contra-ataca

Se as iniciativas alemãs tiveram o mérito de trazer a Alemanha a jogo, mostrando que não vai ser um ator passivo, não deixa de ser preocupante por revelar uma falta de sintonia entre a posição francesa e alemã.

Macron e a ameaça russa

A ameaça da Rússia está sobrevalorizada. Muitos dirigentes europeus têm consciência disso, mas inibem-se de o dizer publicamente para não confrontar os EUA. Macron trouxe esse debate para a praça pública.

Uma vaca leiteira chamada ADM

A sustentabilidade da Assistência na Doença aos Militares fica garantida no dia em que a mesma se veja livre do fardo de ter de suportar dívidas que extravasam o seu âmbito e, por isso, não lhe competem.

Macron e a liderança da Europa

A recente entrevista que deu à “Economist” veio assertar a ambição da França em matéria de liderança da Europa. A sua ânsia de protagonismo não tem contribuído para a conjugação de esforços com a Alemanha.

O populismo e as democracias liberais

A situação a que chegámos na Europa tem responsáveis, os mesmos que agora manifestam queixume pelo agigantamento do populismo, os mesmos que durante décadas “geriram o sistema”, leia-se o centro político.
Ver mais artigos