Autor
Carlos Branco, Major-general e Investigador do IPRI-NOVA
Artigos

Irão-EUA, depois da tempestade a bonança?

Embora sejam escassas as possibilidades do Irão poder retaliar no Levante, no Iraque é diferente. A superação da crise causada pelo assassínio de Soleimani não significa que a paz esteja ao virar da esquina.

Quem ganha e quem perde com a morte de Soleimani?

A crise causada pelo assassínio de Soleimani contribuiu para reforçar o poder dos falcões em Teerão e comprometer o relacionamento dos EUA com as autoridades iraquianas, ressentidas por não serem informadas da operação militar.

NATO, Rússia e o dilema de segurança

Macron chamou a atenção para a necessidade de se contar com a Rússia na resolução de muitas questões internacionais, independentemente das divergências. De facto, não há benefícios em tornar a Rússia um estado pária.

A Belt & Road e a geopolítica

Os EUA percecionam a China como um concorrente estratégico, e a Belt & Road Initiative um expediente para dominar a Eurásia, visto que esta ficaria menos dependente de Washington com a conexão dos mercados chineses com os europeus.

‘Afghanistan Papers’

As autoridades americanas faltaram à verdade ao seu povo, aliados e parceiros com quem combateram lado a lado. As opiniões públicas das democracias liberais não estão imunes a mentiras e logros.

Um novo paradigma de Forças Armadas

Gostem ou não, os responsáveis políticos têm de se convencer que o controlo das Forças Armadas nas sociedades democráticas implica “checks and balances”.
Ver mais artigos