Autor
Carlos Branco, Major-general e Investigador do IPRI-NOVA
Artigos

As relações entre a Al Qaeda e os Talibãs

Nunca a comunidade internacional teve tanta alavancagem sobre os talibãs como agora para os pressionar a distanciarem-se da Al Qaeda. A não o fazerem, o reconhecimento internacional ficará irremediavelmente comprometido.

A megalomania britânica

A proatividade britânica no Pacífico não caiu bem no Pentágono. O secretário da Defesa dos EUA questionou abertamente o empenho britânico no Pacífico. “O Reino Unido pode ser mais útil noutras partes do mundo”.

O que correu mal no Afeganistão?

O resultado da falta de esclarecimento das elites políticas e militares norte-americanas criou as condições para que prevalecessem os objetivos estratégicos dos talibãs, ganhadores em toda a linha, começando pela retirada das forças estrangeiras.

Portugal e a NATO

Portugal deve construir reputação em áreas de especialização. Selecionar nichos de intervenção onde o interesse nacional possa ser mais bem defendido, como, por exemplo, o “Diálogo para o Mediterrâneo”.

Interferências eleitorais

Se existem matérias que reúnem consenso na Academia, a interferência dos EUA em processos eleitorais é uma delas, independentemente das metodologias empregues nos muitos estudos existentes sobre o assunto.

A Cimeira da NATO e o “regresso da América”

É bom sublinhar que a NATO é um projeto geopolítico, e é nesses termos que deve ser vista e as suas ações interpretadas. É inútil tentar vê-la de outro modo.
Ver mais artigos