Autor
Carlos Branco, Major-general e Investigador do IPRI-NOVA
Artigos

O projeto europeu constrói-se com os povos

As elites desempenharam um papel crucial nas unificações políticas da Alemanha e da Itália. Mas estas só aconteceram porque os povos se reviram naqueles processos, aderiram e participaram ativamente neles. Não foram impostos pelas elites.

Tarde piaste

Ficámos a perceber que o liberal “New York Times” até nem se incomoda com a cooperação entre democracias liberais e iliberais, mesmo com autocracias, se for conveniente e houver benefício.

Poder, Democracia e Forças Armadas

Quem assume cargos governativos deve conhecer os problemas e ter um pensamento sobre possíveis soluções, em vez de consumir o seu precioso tempo a mandar estudar sempre que se levanta um problema.

O altruísmo francês

Para a França, “agir juntos” significa passar a responsabilidade das operações em que se envolver unilateralmente para as organizações internacionais quando descobre que não tem capacidade militar para as finalizar.

O sonho da paz renasceu no Afeganistão

Os talibãs querem os EUA fora do Afeganistão, mas sabem que os EUA não se retiram sem um compromisso credível. Não havendo ainda um acordo, os passos dados são muito importantes.

O inevitável confronto entre os EUA e a China

Trump retomou um desígnio nacional. Tornar a América novamente grande não é mais do que um apelo ao imperativo de restabelecer uma liderança global perdida, ou em vias de se perder.
Ver mais artigos