Autor
Cátia Miriam Costa, Centro de Estudos Internacionais (ISCTE-IUL)
Artigos

Os dias da perda

A universalização dos media e das redes sociais permitiu a simultaneidade entre acontecimentos e sua comunicação. Conforme a ampliação da informação nestes meios, e não a sua dimensão na realidade, os recetores sentirão o evento que se relata. Não porque assim foi, mas porque assim se contou e partilhou.

Uma primavera em protesto

A jovem Greta Thunberg tornou-se icónica na luta contra a mudança climática. Mas estarão os indivíduos que foram sensibilizados pela sua iniciativa e os jovens que foram mobilizados pelo seu grito pelo planeta prontos para mudar os seus estilos de vida?

Retalhos da vida europeia

Não deixemos que a memória seja maltratada ou morra. Relembremos o que era a Europa e como é agora e decerto não teremos dúvidas em renegociar o nosso caminho conjunto.

China, essa desconhecida

Portugal poderá sempre beneficiar de um passado comum e até recuperar algum conhecimento da China que decerto lhe seria útil para as suas relações presentes e futuras com este país.

Sonho americano

O continente americano sempre foi global, resta agora saber como permanecerá globalizado. E para isso terá de responder às suas cisões internas e dicotomias, e talvez essa seja a tarefa mais difícil.

A democracia é o aqui e o agora

A tão propalada pós-verdade não é mais que um sintoma desta vida em formato de corrida, em que se misturam factos reais e simulados, porque o tempo é pouco para aferir da veracidade ou lógica de cada novidade que nos aparece.
Ver mais artigos