Autor
Cátia Miriam Costa, Centro de Estudos Internacionais (ISCTE-IUL)
Artigos

O renascimento da China

O bom augúrio que o Ano do Rato traz, com a abundância e a versatilidade nos negócios, é também aquilo que a China precisa para enfrentar a animosidade dos EUA e as reticências da maioria dos países ocidentais face a projetos como a Nova Rota da Seda ou a Grande Baía.

Macau em transição

Em nenhum setor da vida nacional foi designado um papel para Macau, neste período transitório, em que de alguma forma Portugal continua ligado ao território. E também seria bom atualizar a imagem de Macau, sem superficialismos e sem colá-la a Hong Kong que é, em tudo, diferente.

O direito de viver em paz

O Chile procura-se a si próprio, buscando a reconciliação que apenas virá com a mudança. Na semana passada, finalmente, os manifestantes receberam a notícia de que seria iniciado o processo de mudança constitucional. Mas a população ainda pede mais. Quer sentir-se representada, quer apropriar-se do seu país e das suas memórias. Irá conseguir?

Da costa à contracosta

Um autor angolano, José Eduardo Agualusa, e um outro moçambicano, Mia Couto, tratam temas que partilhamos e que inevitavelmente surgem quando nos relacionamos. Mas que mensagem fica? O amor salva, o ódio mata.

China, essa desconhecida

Desde há 500 anos que Portugal e China beneficiam por se entenderem e de alguma forma saberem estar perto, estando longe. Se foram complementares entre comércio regional e transoceânico em tempos idos, porque não poderão agora entender-se?

Estrada sem fim

Existe uma nova tendência para contestar os velhos padrões de organização das sociedades que pode resultar em novos modelos, mas que até agora tem, essencialmente, reativado velhas soluções.
Ver mais artigos