Autor
Cátia Miriam Costa, Centro de Estudos Internacionais (ISCTE-IUL)
Artigos

Do lado de cá

Quando caímos no erro de desumanizar aquele que caracterizamos como o outro, eliminamos o único recurso que nos permite partilhar um local, uma sociedade, um país ou mesmo o planeta: o diálogo.

Um oceano, muitos desafios

Ao reproduzir a imagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, com a água até aos joelhos, a revista “Time” reconheceu não só a premência do tema, mas também a relevância da ação de uma sociedade informada e alertada para os riscos que corre. Mas bastará alertar ou precisaremos de práticas de educação ambiental massivas, incluindo a educação para o usufruto do mar?

A Europa de Lisboa aos Urais

Provavelmente, a Europa será empurrada para ator regional, afastando-se das grandes questões globais, apesar da sua importância em boa parte dos temas globais da atualidade.

Os dias da perda

A universalização dos media e das redes sociais permitiu a simultaneidade entre acontecimentos e sua comunicação. Conforme a ampliação da informação nestes meios, e não a sua dimensão na realidade, os recetores sentirão o evento que se relata. Não porque assim foi, mas porque assim se contou e partilhou.

Uma primavera em protesto

A jovem Greta Thunberg tornou-se icónica na luta contra a mudança climática. Mas estarão os indivíduos que foram sensibilizados pela sua iniciativa e os jovens que foram mobilizados pelo seu grito pelo planeta prontos para mudar os seus estilos de vida?

Retalhos da vida europeia

Não deixemos que a memória seja maltratada ou morra. Relembremos o que era a Europa e como é agora e decerto não teremos dúvidas em renegociar o nosso caminho conjunto.
Ver mais artigos