Autor
Cátia Miriam Costa, Centro de Estudos Internacionais (ISCTE-IUL)
Artigos

Da costa à contracosta

Um autor angolano, José Eduardo Agualusa, e um outro moçambicano, Mia Couto, tratam temas que partilhamos e que inevitavelmente surgem quando nos relacionamos. Mas que mensagem fica? O amor salva, o ódio mata.

China, essa desconhecida

Desde há 500 anos que Portugal e China beneficiam por se entenderem e de alguma forma saberem estar perto, estando longe. Se foram complementares entre comércio regional e transoceânico em tempos idos, porque não poderão agora entender-se?

Estrada sem fim

Existe uma nova tendência para contestar os velhos padrões de organização das sociedades que pode resultar em novos modelos, mas que até agora tem, essencialmente, reativado velhas soluções.

Do lado de cá

Quando caímos no erro de desumanizar aquele que caracterizamos como o outro, eliminamos o único recurso que nos permite partilhar um local, uma sociedade, um país ou mesmo o planeta: o diálogo.

Um oceano, muitos desafios

Ao reproduzir a imagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, com a água até aos joelhos, a revista “Time” reconheceu não só a premência do tema, mas também a relevância da ação de uma sociedade informada e alertada para os riscos que corre. Mas bastará alertar ou precisaremos de práticas de educação ambiental massivas, incluindo a educação para o usufruto do mar?

A Europa de Lisboa aos Urais

Provavelmente, a Europa será empurrada para ator regional, afastando-se das grandes questões globais, apesar da sua importância em boa parte dos temas globais da atualidade.
Ver mais artigos