Autor
Celso Pereira Nunes, Professor Universitário
Artigos

Distorção absurda dos mercados financeiros

Em que consiste então a atual distorção, a um nível absurdo apesar de pouco sentido pelo cidadão comum, dos mercados financeiros por parte dos Bancos Centrais? Está precisamente na desconexão entre o ritmo de crescimento do volume de massa monetária e o ritmo de crescimento da produção de bens, só que desta vez com algumas nuances sofisticadas.

Os desafios para a economia da Madeira em 2021

Para a região se tornar um player significativo em termos internacionais, há ainda um longo caminho a percorrer, que consistirá necessariamente por alcançar 2 grandes objetivos: em primeiro lugar, fazer o trabalho de casa que todos os grandes players internacionais já fizeram, que é a escolarização e o ensino superior de excelência para todos; em segundo lugar, manter o Centro Internacional de Negócios da Madeira como um centro internacional de negócios, repito, internacional (e, portanto, não um mero centro regional de negócios).

Sinais de pico de bolha bolsista

A melhor forma de nos precavermos contra os efeitos nefastos de um crash que pode vir a acontecer em breve é aumentar o investimento em capital humano, liberalizar a economia através da diminuição das taxas de impostos sobre os rendimentos do trabalho e sobre os lucros das empresas, regular os mercados bancário e financeiro de modo a prevenir qualquer gestão irresponsável que acarrete danos a depositantes e contribuintes, diminuir a despesa pública, estimular a poupança das famílias e o investimento das empresas, desenvolver o conceito de economia circular, e criar mecanismos de poupança pública.

Blockchain e inteligência artificial

Por mais impressionantes que possam parecer os efeitos do blockchain sobre as nossas vidas, são muito menores do que os da inteligência artificial.

Ideias para desempregados

Toda a gente pode ficar desempregado e isso muitas vezes depende de fatores externos, mas raramente uma pessoa que se cultiva fica muito tempo desempregada.

O que queremos?

Numa sociedade com elevado grau de homogeneidade é relativamente fácil traçar objetivos que sejam comuns a uma grande maioria da população. Os objetivos comuns podem ser relativamente vagos, mas o simples facto de haver um desígnio comum que una a população já é muito importante.
Ver mais artigos