Autor
Celso Pereira Nunes, Professor Universitário
Artigos

Desafios e Perspetivas para 2020

Perante a conjuntura nacional e internacional, a RAM está desafiada a abraçar medidas que sejam simultaneamente de animação da atividade económica, captação de fundos europeus e criação de emprego, enquanto investe em capital humano e na continuação do abatimento gradual da dívida regional.

Economias perfeitas não existem, mas…

Para caminharmos em direção a uma economia mais próxima da perfeição, temos de adotar uma mentalidade mais ambiciosa, mais exigente, e menos invejosa.

Três modos de gerar crescimento económico

Muitos bons Economistas têm aberto novos caminhos à Ciência Económica que nos permitem alvitrar com segurança receitas para muitas questões importantes da sociedade que potenciam melhorias generalizadas de bem-estar.

Revoluções

O poder do conhecimento ajuda-nos no processo de desenvolvimento, quer individualmente, quer coletivamente, permitindo que tomemos melhores decisões, façamos melhores escolhas, aprendamos mais com os nossos erros, e sejamos mais capazes de nos integrarmos na parte mais desenvolvida do mundo.

Vamos falar de desenvolvimento

Também existem valores regionais para o IDH: a Região Autónoma da Madeira (RAM) tem 0,800, o 2.º valor mais baixo das 7 regiões portuguesas, apenas atrás dos Açores. Comparando com  países, a RAM estaria em 58.º lugar a nível mundial, empatado com Barbados e Cazaquistão, e em último a nível da União Europeia!

A que estado chegou o Estado?

A primeira característica do nosso sistema fiscal é a sua complexidade. Aí mora o 1.º grande incentivo dado pelo Estado: estar quieto, ganhar pouco, não inovar nem inventar. Quem se mexe, trabalha fora da caixa, inova, poupa e investe, enfrenta uma aberração burocrática e legislativa.
Ver mais artigos