Autor
Celso Pereira Nunes, Professor Universitário
Artigos

Nos confins da Ibéria

Sei que faço parte duma minoria pessimista, mas pelo menos estou bem acompanhado, e destaco aqui o Portugal Economic Snapshot recentemente publicado pela OCDE, no qual se realçam desempenhos preocupantes em termos nacionais, nomeadamente em economia, desigualdade e ambiente.

Plataformas Tecnológicas Disruptivas

A automação veio para ficar e para alastrar a cada vez mais áreas e atividades, permitindo maior qualidade dos bens produzidos, um aumento de produtividade e de segurança, um uso mais eficiente dos materiais, menos horas de trabalho humano por semana e mais segurança e higiene no trabalho, menores tempos de produção e distribuição de produtos.

O tamanho do bolo

É urgente comparar as vantagens das restrições nas atividades económicas na luta contra a Covid-19 com as desvantagens dessas mesmas restrições que decorrem do aumento da pobreza e diminuição do consumo.

Tempestade perfeita

Espero estar enganado, mas há evidências que se tornam cada vez mais óbvias de que o mundo pode submergir num tsunami de fenómenos que sejam geradores de um período alargado de estagflação.

Distorção absurda dos mercados financeiros

Em que consiste então a atual distorção, a um nível absurdo apesar de pouco sentido pelo cidadão comum, dos mercados financeiros por parte dos Bancos Centrais? Está precisamente na desconexão entre o ritmo de crescimento do volume de massa monetária e o ritmo de crescimento da produção de bens, só que desta vez com algumas nuances sofisticadas.

Os desafios para a economia da Madeira em 2021

Para a região se tornar um player significativo em termos internacionais, há ainda um longo caminho a percorrer, que consistirá necessariamente por alcançar 2 grandes objetivos: em primeiro lugar, fazer o trabalho de casa que todos os grandes players internacionais já fizeram, que é a escolarização e o ensino superior de excelência para todos; em segundo lugar, manter o Centro Internacional de Negócios da Madeira como um centro internacional de negócios, repito, internacional (e, portanto, não um mero centro regional de negócios).
Ver mais artigos