Autor
Celso Pereira Nunes, Professor Universitário
Artigos

Fragilidades do sistema financeiro mundial

Estas debilidades das bases em que se fundamentam o sistema financeiro garantem que, se nada for feito para o aperfeiçoar ou reestruturar, irá colapsar. Se será mais cedo ou mais tarde, não se consegue adivinhar, mas parece-me inquietante a total ausência de discussão sobre as mudanças que, um dia, serão inevitáveis. Uma transição ordenada e programada será sempre muito mais suave do que uma transição brusca e desordenada.

Aquilo de que (quase) ninguém fala

Espero que a atual pandemia sirva para refletirmos sobre as escolhas coletivas e individuais que têm repercussões a nível das poluições e dos estilos de vida, e que essa reflexão seja geradora de abordagens, decisões e ações mais acertadas, equilibradas e harmoniosas.

Hora legal

Em certos dias do ano, o desfasamento entre o meio-dia solar e o meio-dia legal chega a ser superior a duas horas. As implicações negativas de tal desfasamento repercutem-se por inúmeros aspetos da vida: consumo de eletricidade, exposição solar, higiene do sono, poluição, ritmo circadiano, entre muitos outros.

Green Deal Europeu

A transição energética e nos processos produtivos nos setores dos transportes, da construção civil e obras públicas, da agricultura, da indústria e dos serviços em geral, e das demais áreas poluentes, é, como tudo o que envolve mudanças, alvo de resistências de todos os tipos.

Desafios e Perspetivas para 2020

Perante a conjuntura nacional e internacional, a RAM está desafiada a abraçar medidas que sejam simultaneamente de animação da atividade económica, captação de fundos europeus e criação de emprego, enquanto investe em capital humano e na continuação do abatimento gradual da dívida regional.

Economias perfeitas não existem, mas…

Para caminharmos em direção a uma economia mais próxima da perfeição, temos de adotar uma mentalidade mais ambiciosa, mais exigente, e menos invejosa.
Ver mais artigos