Autor
Cláudia Madeira, Membro da Comissão Executiva do Partido Ecologista Os Verdes
Artigos

Deixem os miúdos jogar

As respostas dadas até agora para a retoma da actividade desportiva têm ficado aquém das necessidades. É sabido que a privação da prática de desporto tem graves impactos na saúde física, mas também mental.

Um Orçamento mais ou menos insuficiente

Mais do que politiquices ou birras, o que importa é tentar tornar um Orçamento declaradamente insuficiente num orçamento menos insuficiente, pois é das condições de vida das pessoas e do desenvolvimento do país que falamos.

Qual o papel do estado de emergência no combate à pandemia?

Não basta tomar medidas, é preciso explicá-las e apresentar as razões para serem aplicadas. Se as pessoas não compreendem os motivos e a utilidade das medidas, é mais difícil levá-las a sério e cumpri-las.

Lítio: não podemos resolver um problema criando outros maiores

Sem diabolizar o lítio, o que se quer é que se respeitem as regras, salvaguardando e compatibilizando os interesses económicos e a sustentabilidade ambiental.

Afinal qual era o problema dos CTT?

É tempo de repensar, não o contrato de concessão, que é descaradamente incumprido, mas a própria propriedade dos CTT, empresa que está a ser descapitalizada.

Há lições ambientais a tirar desta pandemia?

Em termos ambientais, esta pandemia veio demonstrar que é possível diminuir a pegada ecológica. No entanto, isso deve ser um esforço contínuo e consciente, sem estar dependente de uma doença que afecta o mundo inteiro. A questão que se coloca é se a humanidade, sem ser obrigada a mudar devido a uma pandemia, está pronta para dar esse passo.
Ver mais artigos