Autor
Daniela Silva, Doutoranda do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa
Artigos

Da angústia existencial à devoção ambiental

Em nome de um ambientalismo que assusta, pune e divide, as sociedades ocidentais têm sido alvo de desinformação e de apelos à mobilização apocalíptica.

Uma carta natalista de Budapeste

“Família como chave de Sustentabilidade” foi o tema da 4ª Cimeira Demográfica de Budapeste, em Setembro. À data, nenhum país do continente europeu regista uma taxa de natalidade perto do nível de reposição geracional.

Inveja, o hino à depreciação

Nem só de recursos e de investimentos se realiza a prosperidade. As atitudes predominantes na sociedade também podem ajudar a explicar o destino económico de uma nação. Será que a inveja é uma atitude associável aos portugueses?

Natalidade ignorada, extinção programada

Em Portugal, quando surge um problema complexo, na maioria dos debates políticos sugere-se lançar mais dinheiro como solução. O célebre “inverno demográfico”, ainda sem resolução, não é excepção à regra.

Aula de formatação das consciências

A disciplina de Cidadania e Desenvolvimento suscita divisão entre aqueles que aprovam um guião escolar das consciências e aqueles que reconhecem o carácter discutível e ideológico de alguns dos seus conteúdos.

O ministério da mentira

É recomendável apartarmo-nos de relacionamentos sociais e profissionais tóxicos que evidenciem sinais de mentira, despotismo e desonestidade. Mas como poderemos escapar a governantes inaptos, insensíveis e intocáveis?
Ver mais artigos