Autor
Daniela Silva, Doutoranda do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa
Artigos

Vida solitária, pobre e brutal na sombra do feminismo

Recordo a concepção hobbesiana da natureza humana – e a vida é “solitária, pobre, sórdida, brutal e curta” – ao reflectir sobre a presente condição dos relacionamentos familiares e da mulher.

O sequestro da Academia pelos licenciados em sensibilidade

O que poderemos esperar do futuro quando poucos são os que ousam contrariar a uniformidade científica e o conformismo ideológico no contexto universitário?

Obcecados por raspadinhas, lotarias e bazucas financeiras

Parece existir espaço na sociedade para reflectir sobre os perigos sociais, psicológicos e materiais decorrentes da obsessão por ganhos fáceis, investimentos desenfreados e milagres financeiros associados aos jogos de sorte e azar.

Disrupções no país dos brandos costumes?

Um Presidente moderado reeleito à primeira volta, uma esquerda dizimada de forma inédita e um centro-direita desnorteado entre a categórica ascensão do partido Chega e a debilidade dos seus próprios projectos.

O ensino que não satisfaz

A cada transição de ano renovam-se ambiciosas resoluções pessoais focadas na alteração daquilo que não nos satisfaz. Seria bom aplicar também alguma ambição na necessária mudança do nosso sistema educativo que está longe de ser satisfatório.

Casa dividida contra si mesma

Vivemos numa sociedade tão confiante no potencial pacificador dos valores e instituições ocidentais que a violência macabra no ambiente doméstico é para nós particularmente abominável. Mas que sementes persistem na origem deste mal?
Ver mais artigos