Autor
Daniela Silva, Doutoranda do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa
Artigos

Natalidade ignorada, extinção programada

Em Portugal, quando surge um problema complexo, na maioria dos debates políticos sugere-se lançar mais dinheiro como solução. O célebre “inverno demográfico”, ainda sem resolução, não é excepção à regra.

Aula de formatação das consciências

A disciplina de Cidadania e Desenvolvimento suscita divisão entre aqueles que aprovam um guião escolar das consciências e aqueles que reconhecem o carácter discutível e ideológico de alguns dos seus conteúdos.

O ministério da mentira

É recomendável apartarmo-nos de relacionamentos sociais e profissionais tóxicos que evidenciem sinais de mentira, despotismo e desonestidade. Mas como poderemos escapar a governantes inaptos, insensíveis e intocáveis?

Alienados de humanismo no hospital

O ambiente ético-cultural que incentiva solidariedades à escala planetária, é o mesmo que impõe solidão, favorece a deterioração física e emocional e extingue a empatia de proximidade.

Vida solitária, pobre e brutal na sombra do feminismo

Recordo a concepção hobbesiana da natureza humana – e a vida é “solitária, pobre, sórdida, brutal e curta” – ao reflectir sobre a presente condição dos relacionamentos familiares e da mulher.

O sequestro da Academia pelos licenciados em sensibilidade

O que poderemos esperar do futuro quando poucos são os que ousam contrariar a uniformidade científica e o conformismo ideológico no contexto universitário?
Ver mais artigos