Autor
Diogo Goes, Professor do Ensino Superior e Diretor de Eventos
Artigos

Direito à Esperança

Acredito que iremos vencer esta pandemia, iremos vencer qualquer crise que por aí venha, como sempre soubemos fazer, ao longo da História! Iremos saber preservar a nossa Democracia e o Estado de Direito. Mas, acima de tudo, acredito no Amor, no Ser Humano e na oportunidade que nos é dada de construir um mundo melhor, sem medos e sem ódios. Temos direito à Esperança.

Os melhores alunos do mundo caminham juntos

Ser o melhor aluno do mundo, em cada momento quotidiano – dentro e fora do espaço letivo – muito provavelmente não será quantificável tendo por base os atuais instrumentos de avaliação disponíveis.

Barraca no presépio

Quanto à Cultura, a confusão do costume. A paródia ou a magia dos números, com falhas claras na matemática.

Quando o sono da razão produz monstros

A reprovação não é portanto um caminho, e muito menos poderei aceitar como meta e objetivo de uma elite que tem medo de ser substituída, e por isso clama que “todos não podem ser doutorzinhos”. Por isso defendo um ensino cada vez mais pessoalizado e que adote diferentes estratégias pedagógicas.

O poder é afrodisíaco e tem os seus “affaires”

Temos superávit orçamental e crescimento económico. Mas, persistem as carências de habitação. Milhares de idosos estão à espera de vaga em lares e milhares de doentes à espera de consultas e cirurgias.Não nos preocupemos com o Turismo… “O mercado autorregula-se”. Faltam as acessibilidades e assistimos aos sucessivos constrangimentos aéreos e marítimos.

Cultura em tempos de engate

Persiste a falta de dotação financeira dos museus e de maior autonomia na gestão e programação. Persistem as necessidades veementes de conservação e restauro dos acervos e coleções e da dotação de mais recursos humanos, com a devida formação técnica especializada.
Ver mais artigos