Autor
Diogo Noivo, Analista de Risco Político
Artigos

Contas e contos das legislativas em Espanha

O centro político ficou arrasado e a ‘ultraderecha’ está em máximos, tal como o independentismo catalão. Águas difíceis de navegar, mas o passado de Sánchez prova que o líder do PSOE tem a flexibilidade necessária para sobreviver a intempéries. Resta saber a que preço e durante quanto tempo.

A Espanha desavinda

Trata-se de um país desavindo, com vários abismos políticos a bloquear soluções estáveis de governabilidade. Dada a propensão de Espanha para a ruína autoinfligida, resta esperar que as animosidades tenham limites.

‘Cainismo’

A radicalização geral é o tom da campanha para as eleições antecipadas em Espanha. Serão aliás as eleições com maior fragmentação de voto desde a década de 1970.

Derrotar a jiade para lá dos números

A principal inovação ocorreu no domínio das políticas públicas, com os Estados-Membros a adotarem estratégias que se situam em extremos opostos de um mesmo espectro: de um lado, medidas de natureza repressiva e punitiva; do outro, estratégias de reabilitação e reintegração social.

A Turquia de Erdogan

O carisma e habilidade de Erdogan não evitaram a divisão do país ao meio, como demonstrado pelo referendo de 2017.

Anatomia do terrorismo basco

A recuperação das condições de convivência é um dos desafios mais complexos e prementes para a normalização social, política e até económica do País Basco.
Ver mais artigos