Autor
Económico Madeira com DECO
Artigos

DECO quer fim do bloqueio geográfico

Nesta fase da pandemia, muitos consumidores da Região Autónoma da Madeira, ao procurarem usufruir das vantagens do comércio eletrónico, sobretudo na atual fase de confinamento, têm-se deparado com limitações no acesso a esta forma de comércio por parte de empresas que excluem as áreas de residência dos consumidores das entregas das suas plataformas eletrónicas.

DECO pede urgência na implementação de medidas para proteção de inquilinos

A DECO tem vindo a receber vários pedidos de apoio por parte dos consumidores relativos a matérias relacionadas com a sua habitação, expondo as suas dificuldades sobre a realização de obras, pagamento de rendas e simultaneamente no acesso a programas de apoio ao alojamento.

Sabe como funciona o prazo de livre resolução?

O consumidor tem 14 dias seguidos para comunicar, sem custos ou necessidade de indicar o motivo, que quer anular a compra (resolver o contrato) depois de o produto lhe chegar às mãos. Este é o prazo de livre resolução. Este prazo conta-se a partir da data de receção do produto ou, no caso da prestação de serviços, da data da celebração do contrato.

Saiba o que deve fazer se efetuar um pagamento através de contactless

Se optar pelos novos meios de pagamento, nomeadamente o contactless, não se esqueça de solicitar um comprovativo de pagamento, assim ficará salvaguardado perante alguma irregularidade.

Fraudes com cartões bancários: o que precisa saber

Ao utilizar a caixa automática, o consumidor deve sempre verificar se a máquina aparenta estar em bom funcionamento, por exemplo, ao inserir o cartão pode aperceber-se se a ranhura se encontra em condições, isto é, se não está danificada, partida, ou alterada. Se estas boas condições não se verificarem, o consumidor não deverá usar a ATM, pois há o risco de o cartão ficar retido ou até ser alvo de fraude, como seja clonagem.

Saiba o que muda com a nova etiqueta energética

Uma boa escolha permite contribuir para uma maior sustentabilidade ambiental e diminuir os valores nas faturas de eletricidade.
Ver mais artigos