Autor
Económico Madeira com DECO
Artigos

O que devo fazer se emigrar e tiver um contrato de telecomunicações

Se o contrato previr este caso, basta referi-las à operadora, mas se tal não está expresso, pode tentar apelar à compreensão da empresa: exponha a situação por escrito e inclua comprovativos de que vai mudar de país, sendo uma alteração de circunstância em causa. Poderá ainda avançar para um julgado de paz ou centro de arbitragem de conflitos de consumo. Mas primeiro faça as contas ao que falta pagar do período de fidelização e aos custos do processo.

Siga estas sugestões para manter as suas contas equilibradas

Não se esqueça de fazer o seu orçamento mensal. Basta pegar numa folha de papel e numa caneta (simples!) e colocar de um lado, os rendimentos e no outro as despesas mensais. Após tudo subtraído, terá o saldo, que deverá ser positivo, pois tal indicará que tem um fundo de maneio até ao final do mês, garantindo assim uma saudável vida financeira.

Saiba como recapitalizar as suas finanças em tempos de crise

Com cada vez mais cidadãos confrontados com a redução dos seus rendimentos, por via do desemprego, do lay-off, do fecho da sua atividade, do corte das comissões, entre outras situações, importa saber quais as medidas existentes e os comportamentos a adotar para ultrapassar estas dificuldades financeiras ou até mesmo para recapitalizar as suas finanças em tempos de crise.

Saiba quais as medidas que pode implementar para melhorar o desempenho energético

Existem medidas que pode implementar na sua casa e que poderão ajudar a melhorar o desempenho energético. De facto, algumas delas exigem um investimento mais elevado (exemplo: substituir janelas ou melhorar o isolamento de paredes), porém outras implicam um custo reduzido, como seja a calafetagem de janelas e portas.

Saiba que seguros deve contratar num crédito à habitação

Para além do seguro vida, existe ainda outro seguro exigido pelos bancos. Referimo-nos ao seguro multirrisco, que visa, sobretudo, contratar a proteção da casa. Este tipo de seguro apresenta cobertura contra incêndios e fenómenos sísmicos. Também neste caso, o consumidor pode contratar noutra instituição que não a do banco onde conseguiu o crédito habitação.

Saiba quais as comissões que tem de pagar no crédito à habitação

As comissões devem constar da FINE – Ficha de Informação Normalizada Europeia. Esta deve ser entregue ao consumidor sempre que é feita uma simulação do crédito. Aconselhamos todos os consumidores a analisar esta ficha antes de contratar o crédito.
Ver mais artigos