Autor
Edmundo Alves, Investigador IHC/UNL
Artigos

A tomada do Capitólio

Os Republicanos devem ponderar se querem continuar a ser um grande partido fiel ao consenso constitucional e aos valores matriciais que os EUA ostentam ou, pelo contrário, ceder às pressões das suas facções radicais.

Nos 40 anos de Camarate

Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa prestaram um relevante serviço na defesa da democracia pluralista, quer em 75, quer nos primeiros anos do novo regime.

A coragem de Casado

O PP assumiu uma posição difícil, porque se arrisca a ficar isolado e com menos hipóteses de ascender ao governo, mas de grande coragem, ao recusar traficar princípios por votos.

Os candidatos

A democracia portuguesa continua bem de saúde e recomenda-se. Assim o atestam as candidaturas às eleições presidenciais e os seus diferentes propósitos.

Os reis também erram

D. Juan Carlos não foi sensível à intensificação do escrutínio aos titulares de cargos públicos, não tendo compreendido que os tempos mudaram e que as exigências de transparência – como agora abundantemente se diz – se tornaram mais rigorosas – em certos casos, excessivas até -, tornando inaceitáveis certos comportamentos que há algumas décadas atrás não causariam grande celeuma.

O despertar do “dragão”

Subitamente, os governantes do mundo livre parecem ter-se apercebido que a China não só não é digna de confiança, como nunca deixou de ser um adversário das democracias.
Ver mais artigos