Autor
Edmundo Alves, Investigador IHC/UNL
Artigos

Para quando a nossa Europa?

Várias gerações de políticos e de intelectuais falharam, e só uma Europa que os cidadãos sintam como parte da sua identidade pode mobilizar as vontades, condição indispensável para o seu progresso.

A alma dos (novos) ricos

A atual busca de prosperidade tem “muito de antipatia pelos outros” e esquece que a riqueza deve ser “parcimoniosa”. “Senão torna-se facilmente uma forma de bestialidade”.

O urgente regresso à legalidade na Catalunha

Só através do diálogo e da moderação se alcançará uma solução estável, duradoura e consensual, que poderá passar por um novo alargamento da autonomia ou, mesmo até, por uma solução federal.

Para onde vai o CDS?

O retorno ao conservadorismo é uma via possível, se não mesmo a única, que os centristas poderão trilhar no futuro próximo, até porque não existe actualmente um partido que autenticamente o represente.

O estado comatoso da Velha Albion

Em nome do suposto respeito pela vontade de 52% do povo, anula-se do processo político uma instituição que representa a quase totalidade do mesmo.

A esclerose da Velha Albion

Se a centúria passada não foi generosa para os ingleses, o presente século parece ter-se iniciado sob o signo de novo ciclo de declínio, desta feita político e institucional.
Ver mais artigos