Autor
Edmundo Alves, Investigador IHC/UNL
Artigos

O viajante obsessivo

Embora o viajante sempre tenha apreciado revelar aos demais o quão viajado é, as redes sociais exponenciaram essa tendência exibicionista. Através destas é possível expor cada instante das viagens em tempo real. Tornou-se menos importante a contemplação dos locais que se visitam do que tirar selfies para mostrar aos outros que se esteve lá.

A guerra cultural do Vox

Um dos motivos do sucesso desta força política é o velho conflito cultural entre uma visão progressista da sociedade e o seu contraponto tradicionalista, que parecia superado um pouco por todo o mundo ocidental.

O triste espectáculo do futebol

Como habitualmente, espera-se a constituição da inevitável comissão parlamentar de inquérito para apurar o porquê de não se ter feito aquilo que toda a gente sabe que não se fez e, sobretudo, porque não se fez.

Salvar o capitalismo dos capitalistas

A perda do sentido ético é um dos grandes problemas do capitalismo atual, promovendo uma obscena concentração de riqueza, não apenas por via da fuga aos deveres fiscais, mas também por uma crescente clivagem de rendimentos.

O nacionalismo de exclusão

A identidade nacional, enquanto património das pátrias, tem que ser preservada, porém numa lógica de unidade na diversidade que caracteriza as sociedades actuais.

A guerra dos “laranjas”

Está consumada a fractura causada por uma tensão crescente entre uma tendência centrista, fiel à matriz do partido, e uma outra, de cariz mais direitista, representada pelo anterior líder.
Ver mais artigos