Autor
Edmundo Alves, Investigador IHC/UNL
Artigos

A II Guerra Fria?

A História não se repete, é frequentemente dito, mas parece inspirar-se em si mesma, reeditando-se sob novas versões. Espera-se que não seja este o caso mas, se o for, o mundo livre tem que estar preparado para um novo conflito.

Os donos da História

Existem e existirão sempre abordagens de direita e de esquerda do processo histórico. Não é possível, nem seria desejável, uma interpretação do passado bacteriologicamente pura.

O epifenómeno Ventura

Sob o manto de força que o líder do Chega enverga, esconde-se um partido débil, como é débil, em geral, o populismo, pois esgota-se nas palavras de ordem, como atestam os exemplos de Salvini, Trump e Bolsonaro.

A tomada do Capitólio

Os Republicanos devem ponderar se querem continuar a ser um grande partido fiel ao consenso constitucional e aos valores matriciais que os EUA ostentam ou, pelo contrário, ceder às pressões das suas facções radicais.

Nos 40 anos de Camarate

Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa prestaram um relevante serviço na defesa da democracia pluralista, quer em 75, quer nos primeiros anos do novo regime.

A coragem de Casado

O PP assumiu uma posição difícil, porque se arrisca a ficar isolado e com menos hipóteses de ascender ao governo, mas de grande coragem, ao recusar traficar princípios por votos.
Ver mais artigos