Autor
Eduardo Leite, Ph.D. em Gestão e Professor na Universidade da Madeira
Artigos

A estratégia da Unesco para os Small Island Developing States (SIDS) e o futuro da RAM

O covid-19 apresenta-se como a crise imediata da RAM, sendo que, na realidade, a mudança climática e de paradigma de desenvolvimento económico e social, assente na descarbonização e na formação de uma economia verde, são essenciais ao futuro da generalidade dos lugares do mundo, particularmente de pequenas ilhas como a Madeira e o Porto Santo.

A pandemia de Covid-19 e a Globalização: uma breve reflexão

A globalização tem sido posta em causa no atual quadro de incerteza motivado pela pandemia Covid-19. De facto, uma parte significativa da população refere a globalização como causa da rápida propagação do vírus pelo mundo.

Ondas Gravitacionais

Mas, o que nos reserva o futuro próximo? As ondas gravitacionais não nos permitem vislumbrar para onde nos dirigimos. Os ganhos de produtividade não são, ainda, evidentes e a destruição dos postos de trabalho é superior à criação de novas ocupações.

O futuro da democracia na Europa

O estado de emergência, o recente debate deplorável das eleições presidenciais nos Estados Unidos da América e a degradação do sistema parlamentar do Reino Unido, bem patente no Brexit, justificam a necessidade da União Europeia se afirmar como protagonista qualificada para salvaguardar a cultura democrática e o Estado de Direito, invertendo a direção das coisas.

Madeira, o Seu Destino Natural

O modelo de negócio do turismo não vai voltar ao que era. Precisa-se, urgente, de uma estratégia e conhecimento. É tempo para soluções inovadoras, onde risco, rendimento e impacto estejam presentes na avaliação de qualquer intervenção.

Sede de Futuro

Os termos militares entraram no léxico económico através da Estratégia e da Competição Empresarial, mas no nosso país entraram, recentemente, no quadro da pandemia, associados ao relançamento da economia pós-confinamento. Mais concretamente pela necessidade de saber se o programa de recuperação da União Europeia (UE) responderia à crise; e, caso sim, como o faria se com recurso a “uma fisga ou uma bazuca”.
Ver mais artigos