Autor
Eduardo Leite, Ph.D. em Gestão e Professor na Universidade da Madeira
Artigos

Governança e Regulação no contexto de pós-fragilidade económica

Apostar na integridade do sistema é um dos grandes desafios da atualidade, na medida em que se entrelaça o público com o privado, através de modelos económicos de desenvolvimento assentes nas múltiplas possibilidades de cooperação da tripla hélice – governo, empresas e academia, por forma a restituir a confiança ao mercado.

Cultura, instituições e perplexidades

A 4ª revolução está a aumentar, a curto prazo, os níveis de desemprego e desigualdade social, gerando uma onda de ansiedade e incerteza sobre o futuro da classe média, sem se vislumbrar as novas oportunidades de emprego, que irá seguramente gerar, mas com a certeza que imporá um nível de conhecimento e iniciativa muito superiores aos padrões anteriormente existentes.

Empreender: Um Sentido do Novo, no Eterno

O empreendedorismo e os negócios obedecem no essencial a princípios clássicos, tais como: Apresentar um bom produto, comprar ou produzir mais barato do que se vende.

Super-Homem

Concluindo, corroborando com Klaus Schwab, resta referir que nunca como agora foi tão relevante integrar nesta revolução digital os valores humanos, de forma a melhorar o bem comum, a responsabilidade ambiental e a dignidade humana.

A época do homem: O desafio do desconhecido

Sabemos, apesar de tudo, que a humanidade está a entrar numa nova fase de relacionamento com as máquinas, marcada pelo papel preponderante das tecnologias na gestão e na execução das atividades diárias do homem, ajudando-o a transcender as suas limitações físicas e intelectuais.

As mudanças e os riscos latentes

É urgente adotar comportamentos de sustentabilidade, conciliando o desenvolvimento socioeconómico com a proteção dos ecossistemas, por forma a garantir qualidade de vida às pessoas.
Ver mais artigos