Autor
Fernando Pacheco, Economista
Artigos

Quem quer comprar sabonetes?

Na Ucrânia, Zelensky ganhou com uma campanha onde não disse praticamente nada sobre praticamente tudo. Ou seja, Zelensky não ganhou, foi Poroshenko que perdeu.

Brexit e Glass

É paradoxal como se triunfa hoje na UE atacando aquilo que com ela se procurou criar, as características com que nasceu e que dão solidez à sua coesão interna. Tal como é mais fácil explorar a informação e manipular a opinião pública.

Otimista, precisa-se

Neste contexto de saída, o Reino Unido deve ser tratado como um parceiro preferencial e não como traidor, com proximidade e não com ressentimento.

‘Wait and don’t see’

A Europa continua às voltas com o Brexit, a recessão em Itália e a situação social complexa em França. Como diz o ditado, é fácil fazer previsões, difícil é acertar.

À espera de Phillips

A baixa taxa de inflação trouxe crescimento reduzido ou nulo dos salários, e fracas expetativas de melhoria do nível de vida: um dos fatores por detrás da subida do populismo e do autoritarismo na Europa.

Estratégia do caranguejo

O circo mediático que Salvini vem montando paga, e di Maio está a seguir uma estratégia que dá votos em Itália: bater em Macron. Em suma, é provável que nada mude a curto prazo.
Ver mais artigos