Autor
Fernando Pacheco, Economista
Artigos

“World, hold on”

Quanto vai custar esta crise? Ninguém sabe pois há duas grandes incógnitas: quanto tempo vai durar o confinamento e a que velocidade se vai recuperar.

Experiência 1, 2, 3…

A coesão da União Europeia será posta à prova a um nível mais profundo que o choque económico de 2008-2011 ou a política de imigração, e que deixará marcas, para um lado ou para o outro.

‘No pain, no gain’

Quanto tempo vai durar este estado de coisas? A resposta honesta é “o que for preciso”. E os excedentes orçamentais servem para alguma coisa.

Joaquim

Pina Moura sempre foi um líder de equipas. Nas Finanças como na Economia juntava à volta da mesa Secretários de Estado, Diretores-Gerais, Chefes de Gabinete, Assessores, todos participavam e a todos fazia sentir como eram parte da decisão, como cada um era importante.

Há dias assim

Até onde vai conseguir ir a França, e Macron, com uma Alemanha provavelmente mais virada para o interior, e sobretudo se Merkel deixar funções mais cedo, é questão em aberto.

O pássaro dodó e a coruja

Reorientar a política monetária é uma prioridade. Entre as primeiras propostas está permitir um ‘target’ para a inflação acima dos 2%. Mas se o BCE não consegue pôr a inflação perto dos 2%, para quê subir o objetivo?
Ver mais artigos