Autor
Filipe Garcia, Economista da IMF - Informação de Mercados Financeiros
Artigos

China quer dominar reconhecimento facial

Os temas mais sensíveis entre os EUA e a China têm mais relação com supremacia tecnológica do que com tarifas. O objetivo é desenvolver e dominar o setor da Inteligência Artificial a nível global.

A economia mundial em 2020

A economia mundial está numa fase tardia do ciclo de crescimento, mas não há ainda sinais de viragem em 2020. Como sempre, há um conjunto de riscos no horizonte, mas os mercados financeiros continuam a mostrar um otimismo moderado.

Volte-face no real brasileiro

O contexto mudou no início de novembro. Rapidamente, e apanhando o mercado de surpresa, o real brasileiro passou de um cenário de alta para cotar novamente muito perto dos seus mínimos históricos.

Inflação a zero tem impacto no poder de compra

A inflação de outubro em Portugal foi aquilo que se pode chamar de um número redondo: 0%. Será que existe o perigo de uma espiral deflacionista em Portugal?

O regresso do otimismo

Depois de vários meses em que quase todas as previsões apontavam para a iminência de uma recessão económica à escala global, o otimismo parece estar aos poucos a regressar.

Um ‘crash’ nas bolsas?

Noventa anos depois do ‘crash’ de 1929 e com os principais índices bolsitas norte-americanos em máximos históricos, é normal que a pergunta surja: estamos na iminência de um novo ‘crash’? Provavelmente não.
Ver mais artigos