[weglot_switcher]

Finance for Growth em ‘roadshow’ junto das PME

Fonte alternativa de financiamento, o programa é um instrumento importante para a “a disrupção digital”, próximo passo do desenvolvimento das empresas integradas na economia global.
6 Fevereiro 2019, 12h20

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) e Associação Industrial Portuguesa (AIP), com o apoio da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) e Euronext, estão novamente ‘na estrada’ para apresentarem às empresas o “Finance for Growth“, um programa que pretende apoiar as pequenas e médias empresas (PME) mais ambiciosas e inovadoras nas suas etapas de crescimento e internacionalização.

Fonte alternativa de financiamento, o programa, lançado em maio do ano passado, pode ser um instrumento importante para a “a disrupção digital”, próximo passo do desenvolvimento das empresas integradas na economia global, como recordou a presidente da Euronext Lisboa, Isabel Ucha, na sessão de apresentação que teve lugar esta quarta-feira no edifício de serviços da AEP.

O “Finance for Growth” é um programa de capacitação de empresas, envolvendo empresários, investidores/financiadores e especialistas de mercado, no apoio das organizações para pensar e rever as suas estruturas, capitalizar os benefícios do programa para aceder a novas oportunidades de negócio e opções de financiamento, e passar à ação, implementando mudanças que resultem da reflexão que será estimulada com o apoio da comunidade de parceiros do projeto.

Dos diversos instrumentos que se encontram à disposição das empresas, Henrique Cruz, presidente da IFD, revelou que aquela organização vai lançar uma segunda linha de financiamento com maturidade de 12 anos e quatro de carência. A primeira linha com estas caraterísticas foi lançada em associação com o BCP e resultou num orçamento de 60 milhões de euros (em parte levantados junto do Banco Europeu de Investimento). Henrique Cruz não revelou que instituição financeira irá acompanhar a IFD no lançamento da nova linha, mas afirmou que “será da mesma dimensão do BCP”.

As empresas que participam no Finance for Growth beneficiam de acesso direto a um ecossistema líder de especialistas (nacionais e internacionais), investidores, advisors, opinion makers, empreendedores, e empresas com diversos perfis de financiamento. Acedem ainda a conhecimentos técnicos que suportem decisões de negócio e de financiamento mais informadas e eficazes.

O projeto “Finance for Growth” foi lançada em 2018 pela AEP e a AIP, cofinanciado pelo Compete2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e conta para a sua execução com o apoio da CGD, da IFD e da Euronext, no âmbito do Programa Capitalizar. O projeto inicia a sua primeira fase com a realização de cinco sessões, denominadas Finance Talks for Growth, com a primeira a decorrer já no próximo dia 6 de fevereiro, no Edifício de Serviços da AEP (Leça da Palmeira).

Nestas cinco sessões, a realizar no Porto, Santarém, Aveiro, Leiria e Vila Nova de Famalicão, as empresas vão ter a oportunidade de debater temáticas como inovação, estratégia e financiamento, assim como assistir à apresentação e discussão de diversos casos de sucesso, representativos das zonas do país onde decorrem as sessões.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.