Autor
Francisca Guedes de Oliveira, Docente da Católica Porto Business School
Artigos

E amanhã?

Em qualquer cenário as políticas públicas, a sua calibração, monitorização e rápida implementação serão absolutamente fulcrais, podendo fazer toda a diferença para a recuperação da economia.

‘Farewell UK’

O puzzle europeu fica irremediavelmente empobrecido. Porém, a Europa ajustar-se-á à saída do Reino Unido e garantirá, assim o esperamos, acordos que assegurem que se mantenha uma relação benéfica para os dois blocos.

(Des)igualdade de género (II)

Temos de procurar que os jovens, rapazes e raparigas, interiorizem que não há profissões ou tarefas típicas de homens e mulheres, que ambições e obrigações são direitos e deveres sem escolha de sexo.

(Des)igualdade de género (I)

É essencial optar por uma política de discriminação positiva e um bom instrumento para o fazer são as quotas. O fim do estigma a elas associado far-se-á pela demonstração da qualidade no exercício das funções.

Quebrar o círculo

É o momento de tentarmos inverter o processo. Isso exige investimento público, bem dirigido e focado, eficaz e eficiente e, sobretudo, catalisador do investimento privado. Exige, evidentemente, muito Estado.

‘Thank you Mr. Biden!’

Por ser um homem do ‘establishment’ e por ter 78 anos, o sistema político terá que se renovar e conseguir fazer diferente. Mas, até lá, Biden já prestou um dos maiores serviços públicos da sua carreira: livrou-nos de Trump.
Ver mais artigos