Autor
Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Artigos

Ensaio sobre uma cegueira

O impacto da crise económica na saúde psicológica cresce com o desemprego e o desemprego será mais difícil de reduzir devido às necessidades não atendidas de cuidados psicológicos. A tal coesão social constrói-se muito a partir daqui, do não deixar muitos portugueses para trás.

Mais de 3 mil milhões de razões para prevenir o stress no local de trabalho

Um programa de estímulo à prevenção dos riscos psicossociais nas organizações pode ser um bom instrumento ao serviço da recuperação do país.

Da distopia, com amor

Muitos perguntam-se, como é possível que as pessoas estejam dispostas a abdicar, com aparente facilidade, da sua liberdade e privacidade em troca de segurança?

Uma outra epidemia para as organizações

A forma como as “fake news” proliferam tem alguma similitude com a forma como os vírus se propagam, usando as pessoas e as suas crenças para se disseminarem. Urge combater também esta epidemia.

Chief Behavioral Officer: sabe o que é?

Na verdade são psicólogos e dispõem de competências para o estabelecimento de uma boa comunicação com as várias áreas da organização, com empatia e articulação em trabalho de equipa.

A violência sobre profissionais de saúde

Numa reflexão ainda precoce salienta-se a necessidade de uma estratégia de prevenção dos riscos psicossociais e de promoção de locais de trabalho saudáveis, em todo o SNS, mas mais do que isso em toda a Administração Pública.
Ver mais artigos