Autor
Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Artigos

Non ou a vã glória de mudar

A mudança à nossa volta ou a nossa própria mudança é muitas vezes um desafio complexo. Mudar ou adquirir um comportamento exige um esforço, energia, uma motivação associada à competência ou à percepção dela.

Se o futuro do trabalho for já agora…

As empresas estão cada vez mais preocupadas com o impacto que a saúde mental e o bem-estar, ou falta dele, têm na sua produtividade e consequentemente competitividade.

Segurança e saúde no trabalho também é bem-estar e produtividade

As grandes organizações, sustentáveis, competitivas e adaptadas aos desafios de hoje, investem no desenvolvimento organizacional e na promoção de comportamentos que estrategicamente assegurem segurança e bem-estar.

Ensaio sobre uma cegueira

O impacto da crise económica na saúde psicológica cresce com o desemprego e o desemprego será mais difícil de reduzir devido às necessidades não atendidas de cuidados psicológicos. A tal coesão social constrói-se muito a partir daqui, do não deixar muitos portugueses para trás.

Mais de 3 mil milhões de razões para prevenir o stress no local de trabalho

Um programa de estímulo à prevenção dos riscos psicossociais nas organizações pode ser um bom instrumento ao serviço da recuperação do país.

Da distopia, com amor

Muitos perguntam-se, como é possível que as pessoas estejam dispostas a abdicar, com aparente facilidade, da sua liberdade e privacidade em troca de segurança?
Ver mais artigos