Autor
Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Artigos

Este artigo não é sobre os resultados das eleições autárquicas

O poder não é um fim em si mesmo. As eleições são um momento de devolução da decisão aos eleitores sobre a política que pretendem para os anos seguintes. O poder é um meio para a executar. 

As letras miudinhas

Desde há vários anos que dou o exemplo das letras miudinhas nos contratos para exemplificar possíveis mudanças simples e de elevado impacto. Mudanças de pouco custo e que protegem os consumidores.

Quer deixar um legado às próximas gerações?

Os líderes políticos vão ter que tomar cada vez mais decisões complexas, muitas delas com consequências nem sempre benéficas no imediato, na procura de um bem-comum colectivo no futuro. O contributo da ciência psicológica é relevante para aumentar as nossas hipóteses de sucesso. 

Non ou a vã glória de mudar

A mudança à nossa volta ou a nossa própria mudança é muitas vezes um desafio complexo. Mudar ou adquirir um comportamento exige um esforço, energia, uma motivação associada à competência ou à percepção dela.

Se o futuro do trabalho for já agora…

As empresas estão cada vez mais preocupadas com o impacto que a saúde mental e o bem-estar, ou falta dele, têm na sua produtividade e consequentemente competitividade.

Segurança e saúde no trabalho também é bem-estar e produtividade

As grandes organizações, sustentáveis, competitivas e adaptadas aos desafios de hoje, investem no desenvolvimento organizacional e na promoção de comportamentos que estrategicamente assegurem segurança e bem-estar.
Ver mais artigos