Autor
Francisco Oliveira, Sindicato dos Professores da Madeira
Artigos

Extinções/fusões: transparência, por favor!

O SPM não tem dúvidas de que o processo de reestruturação da rede escolar concretizado no verão passado foi mal preparado, mal negociado e mal comunicado aos interessados e envolvidos.

O calendário reivindicativo dos professores

Bem sabemos que, depois de regulamentada a recuperação do tempo de serviço dos períodos de congelamento, alguns esperavam o adormecimento do SPM, dando como concluída a luta dos professores e dos educadores nos próximos tempos. Bem gostaríamos de nos darmos a esse luxo, mas não podemos. Não podemos porque, infelizmente, os problemas dos docentes não se esgotam na recuperação do tempo de serviço.

Tourear o destino

Essa capacidade de, olhos nos olhos, avançar em direção aos cornos do touro que o observa possante e raivoso é, uma vez mais, decisiva para o povo português, em geral, e da RAM, em particular.

Renovação da classe docente: um imperativo nacional e regional

Veremos se este é, efetivamente, um orçamento amigo das pessoas e das famílias e não do cimento e da argamassa, que têm sido as verdadeiras apostas dos diversos governos regionais. Se assim não for, 2019 será mais um ano de intensa luta dos docentes.

Isto anda tudo ligado

Quanto aos dados divulgados sobre a projeção do TdC para a evolução do número de docentes até ao final de 2019, não tenho dúvidas de que não só são falaciosos, no que à aposentação diz respeito, como não têm em conta vários fatores importantes para analisar o futuro do corpo docente até essa altura.

Ensino privado, sim, mas com dinheiro público, não!

A educação é um direito fundamental de todos os cidadãos, logo é uma obrigação do Estado proporcioná-la, com qualidade, a todos, sem exceção. Se o Estado não tiver condições para cumprir, então, poderá financiar privados que prestem esse serviço. No entanto, isso terá de ser feito com critérios claros e objetivos e só depois de se provar cabalmente que o Estado não está em condições de o fazer.
Ver mais artigos