Autor
Francisco Seixas da Costa, Embaixador
Artigos

Da cepa torta à boa nova

Alguns podem detetar algo de gastronómico no título deste artigo. Têm e não têm razão.

A raça na corte

As cortes, no seu esforço de sobrevivência institucional, têm assim de ter inteligência para se adaptar às mudanças da sociedade. Da mais “profissional” das Monarquias europeias não era expectável um erro tão grosseiro.

O regresso de Bolsonaro

Começou por condenar a “velha política”. Esta resistiu e conseguiu convencê-lo de que era impossível obter soluções governativas sem o apoio dos partidos do “centrão”. Depois, abriu o governo a antigos críticos.

A Europa e o unanimismo

Deve uma Presidência portuguesa da União Europeia obrigar todas as forças políticas a um compromisso de lealdade, ocultando divergências, para não pôr em causa a imagem externa do país?

O bom estado da União

A presidência alemã revelou uma excelente liderança na coordenação dos Estados-membros, funcionando como aliada operativa da Comissão, com o Banco Central Europeu, num novo esforço “whatever it takes”.

O alívio

Nunca se tinha assistido a uma afirmação tão despudorada da preeminência dos interesses americanos, em detrimento dos interesses dos outros, sem o menor respeito por regras de convivência internacional.
Ver mais artigos