Autor
Francisco Seixas da Costa, Embaixador
Artigos

O regresso de Bolsonaro

Começou por condenar a “velha política”. Esta resistiu e conseguiu convencê-lo de que era impossível obter soluções governativas sem o apoio dos partidos do “centrão”. Depois, abriu o governo a antigos críticos.

A Europa e o unanimismo

Deve uma Presidência portuguesa da União Europeia obrigar todas as forças políticas a um compromisso de lealdade, ocultando divergências, para não pôr em causa a imagem externa do país?

O bom estado da União

A presidência alemã revelou uma excelente liderança na coordenação dos Estados-membros, funcionando como aliada operativa da Comissão, com o Banco Central Europeu, num novo esforço “whatever it takes”.

O alívio

Nunca se tinha assistido a uma afirmação tão despudorada da preeminência dos interesses americanos, em detrimento dos interesses dos outros, sem o menor respeito por regras de convivência internacional.

Os filhos ilegítimos de Trump

O único denominador comum entre todos parece ser a sua sedução por modelos autoritários, a recusa da globalização e a identificação caricatural que fazem das democracias liberais com o neoliberalismo mais maléfico.

Uma nova diplomacia?

Creio não ser muito clara, para muita gente, a importância da Assembleia Geral (AG) anual da Organização das Nações Unidas (ONU) que, por esta altura do ano, tradicionalmente se iniciava em Nova Iorque
Ver mais artigos