Autor
Artigos
O regresso de Bolsonaro
Começou por condenar a “velha política”. Esta resistiu e conseguiu convencê-lo de que era impossível obter soluções governativas sem o apoio dos partidos do “centrão”. Depois, abriu o governo a antigos críticos.
A Europa e o unanimismo
Deve uma Presidência portuguesa da União Europeia obrigar todas as forças políticas a um compromisso de lealdade, ocultando divergências, para não pôr em causa a imagem externa do país?
O bom estado da União
A presidência alemã revelou uma excelente liderança na coordenação dos Estados-membros, funcionando como aliada operativa da Comissão, com o Banco Central Europeu, num novo esforço “whatever it takes”.
O alívio
Nunca se tinha assistido a uma afirmação tão despudorada da preeminência dos interesses americanos, em detrimento dos interesses dos outros, sem o menor respeito por regras de convivência internacional.
Os filhos ilegítimos de Trump
O único denominador comum entre todos parece ser a sua sedução por modelos autoritários, a recusa da globalização e a identificação caricatural que fazem das democracias liberais com o neoliberalismo mais maléfico.
Uma nova diplomacia?
Creio não ser muito clara, para muita gente, a importância da Assembleia Geral (AG) anual da Organização das Nações Unidas (ONU) que, por esta altura do ano, tradicionalmente se iniciava em Nova Iorque
Ver mais artigos