Autor
Gabriel Leite Mota, Professor Universitário de Economia
Artigos

Melhorar o défice? Cortar no roubo

Para além do envelhecimento populacional e falta de produtividade do país, causada pela má gestão privada e pública das atividades económicas, há uma fatia muito grande do défice que tem uma explicação simples: o roubo.

Novos partidos? Só com nova gente

Portugal precisa, urgentemente, de novas pessoas na acção política, gente independente que não esteja já subjugada às estruturas dominantes da nossa democracia.

Os servidores públicos que desprezam o Estado

Em Portugal abundam os casos de desrespeito pelo Estado, que tantas vezes passam sem punição. É tempo de combater os corruptos e os incompetentes para o Estado poder garantir a justiça e bem-estar públicos.

Capitalismo de esquerda? Existe, e é o melhor

É irritante ver tantas pessoas a fazerem a dicotomia esquerda/direita como se se tratasse de uma dicotomia entre capitalismo e anticapitalismo ou “defensores da propriedade privada” versus os seus detratores.

Por uma lei laboral inteligente e justa

A discussão actual sobre a legislação laboral deve ter isto em mente: combater ao máximo a precariedade, que é um dos grandes travões ao desenvolvimento nacional.

Quem disse que a descentralização é barata?

O desígnio da descentralização e da eliminação da macrocefalia não tem por fundamento uma eficiência financeira, antes um imperativo de justiça e equidade.
Ver mais artigos