Autor
Gabriel Leite Mota, Economista, Doutorado em Economia da Felicidade
Artigos

PPP? Só com a privatização dos riscos

O problema não está nas PPP “em si”, mas na forma específica como se desenham os contratos e no risco grande de os decisores públicos que os negoceiam serem capturados pelos privados.

O que faz falta é escrutinar a malta

Embora não sejam retiradas consequências penais das CPI, a exposição das figuras responsáveis pelas decisões, e a demonstração da sua incompetência ou insolência, fazem com que se gere uma indignação popular que não é inócua.

Humanismo e solidariedade na saúde, educação e segurança social

A desigualdade não se combate apenas com impostos progressivos e subsídios redistributivos. É na saúde, educação e segurança social que se faz um efectivo combate às assimetrias e aos azares da vida.

Deixem os abstencionistas em paz!

Sendo certo que é preferível que todos votemos, expressando assim as nossas preferências relativamente a quem queremos que nos represente no edifício democrático, o ficar “calado” é também uma opção válida: é subjugar as nossas preferências às dos outros.

Por eleições europeias a sério

Urge criar mecanismos de democratização da UE, com eleições mais regulares, para todos os órgãos, com listas supranacionais, i.e., europeias, e com uma reformulação dos tratados para servir os interesses de todos os europeus.

Economia, felicidade e sustentabilidade

Devemos aproveitar o que o capitalismo e a globalização têm de bom na produção descentralizada de bens e serviços, balizando e corrigindo trajectórias, através da intervenção política, para que o resultado final seja uma maior felicidade mundial, não apenas um mundo mais cheio de coisas.
Ver mais artigos