Autor
Gonçalo dos Santos Rodrigues, Partner do Grupo Winning
Artigos

Nem mais, nem menos, melhor

O desafio não é diminuir ou aumentar a dimensão do Estado, mas sim garantir um diagnóstico profundo sobre o que é fundamental para o tornar melhor.

Para velhos bêbedos, jovens sóbrios

A democracia faz-se da participação na comunidade, do contributo para os debates da sociedade civil, na defesa e mobilização perante causas. A democracia não se faz atrás de um teclado.

‘Street smartness’: uma reflexão sobre processos criativos

A importância das competências e práticas de estruturação e resolução de problemas no contexto atual das organizações é cada vez maior. Urge ir além do léxico e dos conceitos.

‘Einstein meets Chaplin’: uma reflexão sobre pensamento crítico

O humor tem má fama e é tido como uma afronta à seriedade e o método científico, moroso e inquisitivo, não se adequa à velocidade de um mundo sem tempo para esperar.

A natureza dos problemas e as mudanças da natureza

Novos desafios, como os suscitados pela digitalização ou a economia circular, não passam por soluções vigentes. Exigem dos gestores um olhar exploratório e inovador perante a resolução de problemas.

A propósito dos problemas: uma introdução esperançosa

A arte de estruturar e resolver problemas é um dos caminhos para apresentarmos ideias e soluções simples, por contraponto ao estado vigente de simplismo crónico.
Ver mais artigos