Autor
Jornal Económico com Greensavers
greensavers@jornaleconomico.pt
Artigos

Alterações climáticas: 60% das plantações selvagens de café em risco de extinção

“Uma percentagem de 60% de todas as espécies de café em risco de extinção é extremamente alta, especialmente quando se compara isso a uma estimativa global de 22% das plantas em risco de extinção”, disse Eimear Nic Lughadha. Com o aumento das temperaturas globais, os investigadores estimam a produção desta planta deva cair pela metade até o final do século.

Nova dieta global pode preservar o planeta e salvar 10 milhões de vidas

Se a nova dieta for adotada globalmente, entre 10,9 a 11,6 milhões de mortes prematuras poderão ser evitadas a cada ano – o que equivale entre 19% a 23,6% das mortes entre adultos. Uma redução no sódio e um aumento nos grãos integrais, nozes, vegetais e frutas contribuirão para a prevenção de mortes, de acordo com um dos modelos do relatório.

“É apenas a ponta do iceberg”: Perda de gelo na Antártida é seis vezes maior do que há 40 anos

Rignot disse que o aumento da temperatura dos oceanos acelerará o processo – outras pesquisas recentes mostraram que a temperatura das águas do planeta também está aumentar a um nível mais rápido que o previsto pela ciência e batendo recordes.

Presidente do Banco Mundial abandona cargo com missão de descabonização por concluir

Jim Kim ganhou o título de presidente que mais combateu as alterações climáticas na história do Banco Mundial. Apesar de ter implementado medidas mais ecológicas no maior banco do mundo, continua a financiar combustíveis fósseis. O seu legado pode ser desafiado se os EUA escolherem seu sucessor.

Portugal Inovação Social abre concurso para inovar e revitalizar o Pinhal Interior

Este concurso insere-se nas ações previstas no Programa de Revitalização do Pinhal Interior e tem como objetivo reforçar as ações de desenvolvimento daquele território, criando na região um programa de incentivos ao desenvolvimento de iniciativas de inovação e empreendedorismo social. O prémio será de um milhão de euros.

Renováveis pouparam 1,4 milhões em importações de combustíveis fósseis em 2018

Renováveis reduzem emissões de 6 milhões de toneladas de CO2 e poupam 1,3 mil milhões de euros de importações de combustíveis fósseis. Apesar disso, a estagnação da produção solar e o aumento do consumo de eletricidade sem eficiência energética são preocupantes para os ambientalistas.
Ver mais artigos