Autor
Gustavo Sampaio
gsampaio@jornaleconomico.pt
Artigos

China insta Canadá a libertar executiva da Huawei sob ameaça de “consequências severas”

A diretora financeira da empresa tecnológica chinesa, Meng Wanzhou, foi detida a 1 de dezembro no Canadá, a pedido das autoridades fiscais dos EUA e por suspeita de fraude em relação às sanções económicas impostas ao Irão. Ministério dos Negócios Estrangeiros da China diz que o caso é “muito sujo” e exige a “libertação imediata” de Wanzhou.

Vítimas da fraude de Bernard Madoff estão perto de reaver o total de 19 mil milhões de dólares perdidos

Os investidores defraudados pelo maior “esquema de Ponzi” do mundo estão a conseguir recuperar o dinheiro perdido através de ações judiciais. A Bloomberg destaca que estão quase a conseguir reaver o total de 19 mil milhões de dólares.

Diretora financeira da Huawei acusada de fraude pelos EUA

Meng Wanzhou é acusada de “conspiração para defraudar diversas instituições financeiras”, passível de condenação a mais de 30 anos de prisão. A empresa tecnológica chinesa terá utilizado uma outra empresa, a SkyCom, para violar as sanções económicas impostas ao Irão.

Ascenso Simões: “Toda a regulação deve ser repensada e a maior urgência é o Banco de Portugal”

Antigo administrador da ERSE, Ascenso Simões acaba de publicar um livro intitulado “Regulação e Supervisão em Portugal”. Descreve um cenário de arcaísmos, disfunções, vazios e impreparações. Desde o Banco de Portugal que “é a entidade mais arcaica e mais impenetrável que existe em Portugal”, até à Autoridade da Concorrência que “só trata de coisas menores”.

PremiumEmpresas de ‘clipping’ ganham milhões com conteúdos dos media

Apenas quatro empresas de “clipping” têm licença da Visapress, pagando uma compensação às empresas de comunicação social que produzem os conteúdos que utilizam. A líder do mercado não tem essa licença, embora fature 9,7 milhões de euros por ano.

Parlamento volta a discutir “barrigas de aluguer” e Procriação Medicamente Assistida

Em resposta ao acórdão do Tribunal Constitucional que chumbou várias normas da lei da gestação de substituição (ou “barrigas de aluguer”), os partidos apresentaram novos projetos de lei que serão debatidos hoje em reunião plenária.
Ver mais artigos