Autor
Hugo Costa, Economista e Deputado do PS
Artigos

Autárquicas e o requisito de liderar pela inovação

Rever os cadernos eleitorais deve ser uma prioridade. Estes dados desatualizados não fazem sentido, embora tenha que ser feito um trabalho de aproximar eleitores e eleitos e, sobretudo, compreender porque ficam em casa, demitindo-se do dever de ir votar.

Coesão territorial, uma aposta cada vez mais premente

Sem emprego, não é possível fixar pessoas e aqui o investimento privado deve poder contar com todos os instrumentos que estão ao dispor para alavancar a economia e gerar novos postos de trabalho.

Autárquicas e a necessidade de emergir uma nova visão

Os instrumentos disponibilizados pelo PRR ou pelo Portugal 2030 obrigam a autarcas com visão de futuro. Uma nova geração de autarcas. É tempo de abraçar o intermunicipalismo e o trabalho em rede.

Alerta Sustentabilidade, uma responsabilidade de todos

O alerta da ONU reforça a necessidade de o Governo ter como prioridade estratégica a neutralidade carbónica em 2050, um compromisso já assumido desde 2016 e um caminho que tem que ser feito com consistência.

Desenvolvimento no Ribatejo e Oeste exige uma nova NUT II

Simplificar é o caminho. A criação desta nova NUT II é consensual entre os autarcas dos territórios abrangidos e uma necessidade para o desenvolvimento regional. E todos vamos sair a ganhar com a sua concretização.

PRR português aprovado, vamos ao trabalho

É consensual que o Banco Português do Fomento desempenha um papel fulcral na implementação do PRR, através da execução de investimentos e do apoio a financiamento de projetos do sector privado nas dimensões verde, digital e resiliência.
Ver mais artigos