Autor
João Abel de Freitas, Economista
Artigos

Há doutorados a mais em Portugal

Importa equacionar esta problemática e auscultar todos os interessados para um plano de fundo, faseado e a muito longo prazo. Sem esse trabalho, o País não vai a lado nenhum. Apenas remenda.

Porque se ganha tão pouco em Portugal

A baixa produtividade empresarial entronca na reduzida capacidade de gestão e organização das empresas por parte dos empresários e gestores. Podemos assim sintetizar uma das conclusões do estudo oficial do Conselho para a Produtividade.

O mundo deve estar louco

As elites associam e justificam a distribuição muito desigual da riqueza à questão da produtividade. Com ela se tenta explicar tudo não explicando nada.

A estabilidade na instabilidade

O próximo governo herda alguns problemas pendentes de elevado interesse político, económico e social e de difícil resolução: CTT, REN e TAP são três deles.

Quatro cenários de crise para a economia mundial

Este alerta é divulgado quando já decorreram as eleições legislativas no nosso país. Talvez assim tenha algum efeito. Pode ser que seja dada à eventual crise mais atenção.

Fixemos a sigla RERT

Trata-se de regimes especiais de tributação, criados pelos governos de José Sócrates e de Passos Coelho, no sentido de permitir a entidades (empresas e pessoas singulares) que fugiram ao fisco e ocultaram património próprio no estrangeiro poderem declarar à Autoridade Tributária essa situação de incumprimento e regularizá-la sem qualquer penalização.
Ver mais artigos