Autor
João Abel de Freitas, Economista
Artigos

Visão estratégica ACS

Yuval Noah Harari e António Costa Silva antecipam várias conjecturas possíveis para o futuro do trabalho e da economia, a partir das mudanças tecnológicas, e não só, que estão a caminho de se implantar a vários níveis e ritmos nas nossas sociedades, instituições ou empresas.

O mundo a caminho do hidrogénio

O cluster do hidrogénio verde, para além dos efeitos no clima, poderá constituir uma oportunidade de reindustrialização profunda e diferente da UE e dos Estados-membros.

Problemas e incertezas do lítio em Portugal

Se uns pendem para o lítio, outros defendem que o futuro do automóvel está na “fuel cell”, com origem no hidrogénio. O nosso país está, parece, a apostar nos dois carrinhos.

Plano Estratégico para a Economia Portuguesa, notas avulsas

O Plano tem de assentar num número muito restrito de áreas (clusters). Caso contrário, não passará de umas quantas generalidades bem escritas.

Cultura, economia e Covid-19

Não concordo que a Cultura não deve ser vista pelo ângulo da economia. Deve, no sentido global da Economia “político/pública”, e também ser gerida por princípios de eficiência.

Quem manda na Europa…

A Alemanha esquece a sua história contemporânea. Esquece que beneficiou de empréstimos em condições francamente favoráveis, no âmbito do plano Marshall, e não só.
Ver mais artigos