Autor
João Abel de Freitas, Economista
Artigos

Poderá a Índia tornar-se uma nova China?

Dados do Banco Mundial mostram que o PIB da Índia é bem menor que o da China, cerca de 5,7 vezes, o que se traduz em riqueza criada por habitante bastante mais baixa: 1.648€/ano contra 9.164€.

A Nova Rota da Seda

Para Pequim, a Nova Rota da Seda é a grande estratégia económica e de cooperação internacional que irá construir uma nova ordem económica mundial que substituirá a instituída pós-Segunda Guerra Mundial, sob a tutela dos EUA.

Por terras da Ásia

Um estudo refere que, no pós-Covid, os atributos vitais para o sucesso de qualquer país na Revolução Digital serão: velocidade, cooperação e resiliência. A Ásia encontra-se numa posição cimeira em todos eles.

A classe média na Ásia

Urge uma saída estratégica para as relações Ocidente-Ásia. Manter a política de hostilidade desencadeada por Trump não parece uma boa solução. Designar a China de “adversário estratégico”, como avançou Joe Biden, adianta pouco.

O mundo a caminho da Ásia-Pacífico

O grande motor deste movimento chama-se República Popular da China, país cuja evolução da economia está a dar-se, hoje, a uma velocidade duas vezes e meia mais rápida que a média registada entre 2015 e 2019.

A China no mundo

O modelo ocidental de primeira potência pelo confronto apresenta-se de sucesso duvidoso no futuro e prejudicial a todos. Porque não partir para a construção de um novo modelo, o de partilha e cooperação, entendendo-se que partilha não é cedência.
Ver mais artigos