Autor
João Abel de Freitas, Economista
Artigos

Quatro cenários de crise para a economia mundial

Este alerta é divulgado quando já decorreram as eleições legislativas no nosso país. Talvez assim tenha algum efeito. Pode ser que seja dada à eventual crise mais atenção.

Fixemos a sigla RERT

Trata-se de regimes especiais de tributação, criados pelos governos de José Sócrates e de Passos Coelho, no sentido de permitir a entidades (empresas e pessoas singulares) que fugiram ao fisco e ocultaram património próprio no estrangeiro poderem declarar à Autoridade Tributária essa situação de incumprimento e regularizá-la sem qualquer penalização.

A direita portuguesa em coma induzido

Se há demagogia na campanha eleitoral? Há e muita. Mas até na demagogia tem de haver alguma criatividade e não se descer a certos patamares.

As confusas turbulências na TAP

Os menos informados, que seremos quase todos, ficam com a sensação de que ter ou não ter representantes do Estado pouco acrescenta ao andamento da empresa.

Uma nova lei de bases da saúde para quê?

Tendo o essencial ficado por discutir, temo que se mantenha a rampa estendida para a continuidade da privatização da saúde.

TAP, para onde caminhas?

O Estado não pode ficar alheio à gestão estratégica da TAP. Tem de ter um papel determinante. Parece que a máxima de “um Estado, dois regimes” não funciona neste caso.
Ver mais artigos