Autor
João Atanásio, Professor, Universidade Europeia
Artigos

Grande balda

A batalha vai-se acentuando cada vez mais e agora no olho do furacão estão a abolição dos exames do 9.º ano e o fim dos exames nacionais de acesso ao ensino superior.

Mais chefes do que índios

A classe política portuguesa é cada vez mais fraca, está cada vez mais enredada em jogos de poder e em teias de interesses, a promiscuidade entre a política e a finança é cada vez mais acentuada.

Tudo à borla

A gratuidade universal é uma medida mais eleitoralista, mas menos justa, podendo, no limite, significar que todos, mesmos os mais pobres, pagam os serviços prestados aos menos carenciados.

Partidos da moda

Hoje, confrontados com novos problemas, com um futuro que parece cada vez mais sombrio, os eleitores recusam-se continuar a apadrinhar aqueles que até há pouco tempo granjeavam a sua simpatia, optando pela abstenção, que cresce para níveis outrora impensáveis, ou entregam o seu voto a novos partidos que prometem uma rutura com o status quo vigente.

“Lage” de betão

Lage foi sobretudo importante pela sua maneira de ser e de estar, pelos valores que soube transmitir, pela mensagem que disseminou sempre que esteve à frente das câmaras.

9.4.2 OU 2.9.18

A população poderá ver nos professores uma classe privilegiada que quer pôr em risco as conquistas alcançadas nos últimos anos, e atirar Costa para uma maioria absoluta.
Ver mais artigos