Autor
João Barros, Economista
Artigos

Vão ver à net… ou nem por isso

O ponto em comum das gigantes tecnológicas, além da área de negócio e das políticas moralmente questionáveis, é a quota de mercado que lhes permite atuar em quase-monopólio e, consequentemente, escapar impunes.

Os lesados das casas de banho

Que uma pseudo-autora da secção de auto-ajuda debite desinformação e repulsa por jovens trans, o problema é dela e de quem a decide publicar; agora as posições do PSD e CDS, partidos com assento parlamentar, são preocupantes.

As armas não matam pessoas

Uma sociedade verdadeiramente desenvolvida transpira segurança não pela ameaça das armas, mas pela consciência colectiva de que a violência só gera mais violência, aliada a uma economia inclusiva.

É apenas fumaça

Com o aproximar das legislativas de outubro, voltamos a ouvir os chavões da descentralização, de repovoar o interior e da desertificação de grande parte do território. Mais do que criar nova legislação, urge capacidade de a aplicar.

Leis de bases baseadas em quê?

Em Portugal tende-se a aprovar projetos e medidas sem grande análise do seu impacto, numa ânsia de corresponder ao pedido pela execução, mas com pouca preocupação pela qualidade da resposta a esse pedido.

O “Kim-Trump Show”

Um bom sinal para o processo terá sido a não ida de John Bolton ao encontro, ele que repetidamente troçou dos líderes americanos por acharem que a via negocial funcionaria com os Kim.
Ver mais artigos