Autor
João Barros, Economista
Artigos

O sogro do século

A autoridade moral dos EUA para serem a polícia do mundo há muito que se esgotou. No entanto, os americanos vão usando tácticas de bullying e imposição das suas visões em territórios dos quais já se deveriam ter retirado há décadas.

Já te tenho dito que não é bonito…

A classe política vai saltitando entre o Parlamento e a banca, os escritórios de advocacia ou os conselhos de administração das grandes empresas, passando entre as gotas da chuva enquanto trocam favores e fingem concorrer ou supervisionar.

Ideias verdes

O português é comodista e resistente à mudança. Mas um bom sistema de transportes seria um incentivo à transição para um modo de vida mais condizente com o século em que vivemos.

Uma mão-cheia de nada

Quando as instituições e os atores ‘mainstream’ não encontram respostas adequadas e satisfatórias, o mais provável é que surjam movimentos mais extremados e prontos a agir, tal como a jovem sueca.

Escola sem chumbo

A suposta poupança de 250 milhões ao acabar com os chumbos será refletida numa perda ainda maior de rendimentos futuros quando a nossa força laboral for ainda menos qualificada do que aquilo que já é hoje em dia.

As virtudes e venturas dos populismos

Há sempre uma resposta fácil para este tipo de factos: são ‘fake news’. Tudo o que for inconveniente e contrário à boa imagem deste tipo de líderes é falso e uma cabala para os denegrir.
Ver mais artigos