Autor
João Barros, Economista
Artigos

Ideias verdes

O português é comodista e resistente à mudança. Mas um bom sistema de transportes seria um incentivo à transição para um modo de vida mais condizente com o século em que vivemos.

Uma mão-cheia de nada

Quando as instituições e os atores ‘mainstream’ não encontram respostas adequadas e satisfatórias, o mais provável é que surjam movimentos mais extremados e prontos a agir, tal como a jovem sueca.

Escola sem chumbo

A suposta poupança de 250 milhões ao acabar com os chumbos será refletida numa perda ainda maior de rendimentos futuros quando a nossa força laboral for ainda menos qualificada do que aquilo que já é hoje em dia.

As virtudes e venturas dos populismos

Há sempre uma resposta fácil para este tipo de factos: são ‘fake news’. Tudo o que for inconveniente e contrário à boa imagem deste tipo de líderes é falso e uma cabala para os denegrir.

O país na urna

A campanha e as eleições em si mostram muito do que é Portugal: morno, estagnado, desinteressado e desinteressante, mas, sobretudo, um poço de incompetência.

A Vaca Fria

Os dados relativos à pegada ecológica da indústria pecuária intensiva não são novos: a seguir aos combustíveis fósseis utilizados na energia e transportes, é a segunda indústria com maiores emissões de gases com efeito estufa a nível global.
Ver mais artigos