Autor
João Barros, Economista
Artigos

As virtudes e venturas dos populismos

Há sempre uma resposta fácil para este tipo de factos: são ‘fake news’. Tudo o que for inconveniente e contrário à boa imagem deste tipo de líderes é falso e uma cabala para os denegrir.

O país na urna

A campanha e as eleições em si mostram muito do que é Portugal: morno, estagnado, desinteressado e desinteressante, mas, sobretudo, um poço de incompetência.

A Vaca Fria

Os dados relativos à pegada ecológica da indústria pecuária intensiva não são novos: a seguir aos combustíveis fósseis utilizados na energia e transportes, é a segunda indústria com maiores emissões de gases com efeito estufa a nível global.

Vão ver à net… ou nem por isso

O ponto em comum das gigantes tecnológicas, além da área de negócio e das políticas moralmente questionáveis, é a quota de mercado que lhes permite atuar em quase-monopólio e, consequentemente, escapar impunes.

Os lesados das casas de banho

Que uma pseudo-autora da secção de auto-ajuda debite desinformação e repulsa por jovens trans, o problema é dela e de quem a decide publicar; agora as posições do PSD e CDS, partidos com assento parlamentar, são preocupantes.

As armas não matam pessoas

Uma sociedade verdadeiramente desenvolvida transpira segurança não pela ameaça das armas, mas pela consciência colectiva de que a violência só gera mais violência, aliada a uma economia inclusiva.
Ver mais artigos