Autor
João Barros, Economista
Artigos

Tauromanias

Como é possível que um mercado, como a tauromaquia, já por si pequeno e em declínio, crie tanta riqueza, ou pelo menos o suficiente para justificar que não seja tornado ilegal?

OE ou não é

O problema não é o eleitoralismo do OE. O problema é que, enquanto os eleitores andarem alheados, o eleitoralismo vai resultar. E o eleitor português, mais do que um aliado da democracia, é um alheado.

É melhor Jair se habituando?

A campanha provou a irrelevância, na política atual, de factos, ideias quantificáveis e estratégias. Mas parece-me difícil, senão impossível, Bolsonaro não vir a ser presidente do Brasil.

Formulados da cabeça

O sistema educativo é uma realidade extremamente complexa, com grandes assimetrias a vários níveis, em que não existe uma fórmula mágica replicável em todo o mundo que gere jovens adultos responsáveis.

Esta gente não existe

Para alguém que defende uma maior descentralização e relevo dado ao interior, a coordenadora do BE é bastante precipitada em extrapolar para o país inteiro uma realidade predominantemente lisboeta e portuense.

‘RIP, my conservative friend’

John McCain fará muita falta à saúde política americana. Apesar de ter sido vencido por um tumor no cérebro, este funcionava de formas que a sociedade conservadora americana ainda não conseguiu atingir.
Ver mais artigos