Autor
João Palma Ferreira
jferreira@jornaleconomico.pt
Artigos

Líderes empresariais analisam caminhos para a retoma económica em Portugal

O JE celebra o seu quarto aniversário no dia 16 de setembro. Para marcar a ocasião, pedimos a 33 lideres (das áreas da economia, política e sociedade) as receitas que podem ajudar o país a sair de uma crise inesperada. Leia aqui os textos de Humberto Pedrosa, presidente do Grupo Barraqueiro, Carlos Gomes da Silva, CEO da Galp Energia, Luís Teixeira, COO da Farfetch, Carla Rebelo, CEO da Adecco em Portugal, João Alves, Country Managing Partner da EY Portugal, João Bento, CEO dos CTT e Luís de Sousa, CEO & Founder do Grupo ACIN.

Incerteza sobre a crise aconselha injeção no consumo

Atividade económica precisa de garantir níveis mínimos de consumo. José Miguel Júdice defende redução de 30% no IRS para aumentar rendimento.

“Efeito de 2020 pode ser mais de duas vezes superior ao pior ano da última crise”

A AICEP aguarda o início da recuperação com o apoio do “poder de fogo” da União Europeia. As empresas que eram competitivas antes da pandemia vão continuar competitivas na retoma, sublinha.

“Isto será uma enorme oportunidade para as nossas construtoras”

O presidente da AICEP, Luís de Castro Henriques, considera que as construtoras portuguesas têm ganho empreitadas às melhores do mundo, por isso vão ter agora muitas novas oportunidades.

PremiumBP vai reduzir exploração petrolífera em 40%

Presidente da BP Portugal, Pedro Oliveira, revela ao Jornal Económicoque o grupo vai antecipar a agenda da descarbonização, aumentando investimento em renováveis e reduzindo no ‘upstream’ do setor petrolífero.

As 25 personalidades mais determinantes para Portugal nos últimos 25 anos

Eis a seleção que o Jornal Económico faz das 25 personalidades mais relevantes para Portugal no último quarto de século. Os cinco primeiros são Soares dos Santos, Américo Amorim, Belmiro de Azevedo, António Champalimaud e Francisco Balsemão.
Ver mais artigos