Autor
João Palma Ferreira
jferreira@jornaleconomico.pt
Artigos

Sines vai captar investimento de 1,3 mil milhões de euros para ser maior porto ibérico de contentores

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, visitou Sines nesta sexta-feira e admitiu que o sistema portuário se prepara para captar “o maior investimento privado de sempre neste setor”, em grandes terminais de contentores, designadamente na expansão do Terminal XXI, por 660,9 milhões de euros, e na construção do Terminal Vasco da Gama, um investimento privado de 642 milhões de euros. Estes dois terminais portuários serão capazes de movimentar mais de sete milhões de TEU.

OPEP admite que a produção de petróleo dos EUA aumentará 1,5 milhões de barris diários em 2020

O relatório de novembro da OPEP reviu em alta a produção petrolífera para 2020 dos países não-OPEP, com um crescimento de 2,17 milhões de barris de petróleo diários, impulsionados sobretudo pelo aumento previsível da produção dos EUA, agora estimado em mais 1,5 milhões de barris de petróleo diários durante o próximo ano.

Paddy Cosgrave: “Estamos a analisar a possibilidade de criar um evento em África”

A quarta edição da Web Summit em Lisboa superou a anterior, mas o seu fundador vai rever algumas coisas no início de 2020 e admite que a sua equipa já está a estudar um novo evento internacional.

Web Summit: Três mil brasileiros vieram de 16 estados à quarta edição

As startup brasileiras vieram a Lisboa procurar financiadores e parceiros tecnológicos para os seus negócios. A participação aumentou bastante de 2018 para 2019 e os responsáveis pela comitiva admitem que esta tendência continuará em 2020.

Michael Pillsbury vs Juan Branco: Enquanto a China pirateia jogos eletrónicos, a França de Macron vende-lhe porcos

Michael Pillsbury – especialista em questões da China, do Hudson Institute – explicou esta tarde, na Web Summit, o bloqueio chinês à assinatura de um acordo comercial com a administração de Donald Trump. Por seu turno, Juan Branco, consultor jurídico de Julian Assange, disse que a França de Macron fez esta quarta-feira um enorme negócio em Pequim.

Airbus investe 2 mil milhões de euros por ano para desenvolver aviões elétricos

Sandra Bour Schaeffer, speaker da Airbus na Web Summit 2019 admitu ao Jornal Económico que a sua companhia está interessada em lançar aviões elétricos. A Airbus contará com os fornecedores industriais portugueses, porque reconhece que são “parceiros de grande qualidade técnica”.
Ver mais artigos