Autor
João Palma Ferreira
jferreira@jornaleconomico.pt
Artigos

Exportações portuguesas disparam 32% em setembro

Os exportadores nacionais tiveram um desempenho notável em setembro. Mesmo assim, no acumulado dos nove primeiros meses, ainda perdem 12,7%.

Personalidades JE: Azeredo Perdigão – O advogado que fixou a Gulbenkian em Portugal

Azeredo Perdigão “legou” aos portugueses a obra maior da sua vida, cujos efeitos transversais são sentidos em quase toda a sociedade, da cultura à saúde. A obra foi a instalação em Portugal da Fundação Calouste Gulbenkian – a segunda maior Fundação da Europa, a que presidiu desde 1956 até à sua morte, ou seja, durante 37 anos –, bem como todo o contínuo processo de desenvolvimento das suas valências. Advogado imbatível, foi igualmente especialista em Economia Social.

Presidente da Aicep: “Indústria de aviões mantém interesse em Portugal”

Há mais “dois projetos” do setor aeroespacial bem encaminhados para arrancarem no início de 2021, admitou ao JE o presidente da Aicep.

Eurico Brilhante Dias: “Exportadores contam com linha de 750 milhões de euros”

Setembro provou que os exportadores nacionais conseguem aumentar depressa as vendas externas. Brilhante Dias, ao JE, diz que há apoios para enfrentarem a pandemia e acredita que 2021 será melhor.

Personalidades JE: Sousa Franco – O ministro do euro

Sousa Franco morreu inesperadamente no verão de 2004, aos 61 anos. Hoje, poucos recordam o seu nome enquanto responsável pela adesão de Portugal ao “pelotão da frente” da moeda única.

Exportações perderam 5,8 mil milhões de euros até setembro, diz presidente da CIP

“Enquanto a procura interna se reduziu em 12% no segundo trimestre, as exportações caíram 39,5%”, referiu António Saraiva na conferência anual da Aicep, adiantando que “as prestações de serviços, onde o turismo tem um peso preponderante, pouco ou nada recuperaram nos últimos meses”.
Ver mais artigos