Autor
João Pedro Dias, Investigador em Assuntos Europeus
Artigos

O corpo e a alma

O mundo não se compadece com uma União Europeia paralisada, atrofiada e sem capacidade de resposta para as questões concretas com que, a cada dia que passa, se vê confrontada.

Tempo de balanço

Dez dias volvidos sobre as últimas eleições europeias, já foram feitos todos os balanços: os comprometidos; os isentos; os parciais; os imparciais; os objetivos; os subjetivos; os sérios; os não tão sérios. Sem prejuízo e sem o intuito de alargarmos esses balanços, há um conjunto de notas esparsas que entendemos dever reter para memória futura. […]

A desordem europeia

Mais do que conceitos do passado, devem ser soluções de futuro para a organização política do continente europeu que se devem buscar nas próximas eleições para o Parlamento Europeu.

A ameaça nacionalista

Não se encontra um motivo suficientemente sério e válido para as correntes nacionalistas se apresentarem a sufrágio, salvo para, usando as regras da UE, tudo fazerem para a destruir.

O fim do consenso europeu

Apesar de muitos erros, falhas e contradições, o projeto europeu tem garantido paz e prosperidade. Nas eleições de maio saberemos o que os europeus pretendem para o seu futuro.

O julgamento político

Enquanto, em Portugal, alguns juízes se afanam em impedir e dificultar o acesso da comunicação social à justiça, Espanha dá-nos uma lição de transparência sem paralelo.
Ver mais artigos