Autor
João Pedro Dias, Investigador em Assuntos Europeus
Artigos

O presidente dos europeus

O projeto europeu baseia-se na liberdade, na proteção e no progresso. É com base nesses valores que devemos construir um Renascimento europeu, como Macron defende, e bem.

Que fazer aos terroristas jiadistas?

Sobre esta matéria parece evidente que a União Europeia, uma vez mais, será incapaz de adotar uma política ou uma posição comum aos seus 28 Estados-membros.

Impostos europeus

Não me causa nenhuma objeção de princípio a tributação direta, por parte da UE, das empresas que não são europeias mas aqui geram os seus lucros e escapam a qualquer tributação em solo europeu.

O Tratado de Aix-la-Chapelle

O motor económico da UE parece querer chamar a si, também, a sua liderança política. Se a determinação demonstrada é louvável, o método das cooperações reforçadas deve ter-se como exceção e não como regra.

Londres à deriva

A oposição a Theresa May é pouco clara e oscila entre os que defendem o chumbo do acordo nos Comuns, os que também exigem eleições legislativas antecipadas e os que reclamam um segundo referendo.

O fenómeno Vox

A nova extrema-direita populista irrompeu no novo Parlamento de Se­vilha. Não são boas notícias para a estabilidade da governação espanhola, nem o serão para a estabilidade da situação política na Europa.
Ver mais artigos