Autor
João Pedro Dias, Investigador em Assuntos Europeus
Artigos

A vez da Suécia

Se os eleitorados europeus não arrepiarem caminho e mantiverem as opções que têm feito no plano dos respetivos Estados, a UE poderá ter de enfrentar mais uma crise.

A cartada alemã

Jogando-se o futuro da União em sede de Comissão Europeia, é aí que Merkel quer estar presente para exercer um poder político diretamente proporcional ao seu poder económico.

O ‘neo-monteirismo’

O possível regresso das teses soberanistas é uma boa notícia para todos os que, não sendo soberanistas também não são nacionalistas e pugnam ativamente pelo europeísmo dos pais fundadores.

“Brexit means Brexit”

Os EUA deixaram de ser a principal e mais importante alternativa que os partidários do Brexit tinham para oferecer aos que defendiam a continuidade do Reino na União.

A cimeira da crise

Enquanto os cidadãos europeus não se sentirem partícipes do projecto europeu, nenhuma solução consistente e sustentável poderá ser encontrada.

Aquarius

Esta crise só não teve efeitos mais perversos e potencialmente devastadores porque o novo presidente do governo espanhol, o improvável Pedro Sanchez, viu no tema uma oportunidade de se estrear a brilhar na cena internacional.
Ver mais artigos