Autor
João Pedro Dias, Investigador em Assuntos Europeus
Artigos

A democracia posta à prova

Resta-nos confiar que a democracia conterá em si os necessários mecanismos para fazer face aos desafios com que irá ser confrontada. Quer no caso espanhol, quer no caso britânico.

Catalexit

O Tribunal Supremo espanhol respondeu politicamente à jogada política do governo de Madrid que decidiu levar uma questão essencialmente política para a esfera da justiça.

A vez de John Bercow?

Este trabalhista moderado ainda poderá ser a peça capaz de desbloquear e desatar o nó em que se tornou este longo, moroso e complexo processo chamado Brexit.

Promessas eleitorais

O que não deixa de surpreender, e surpreender de uma forma cada vez mais nítida, prende-se com o facto de a generalidade dos diferentes partidos políticos que se aprestam a disputar as próximas eleições legislativas ignorarem, quase por completo, uma realidade que é cada vez mais incontornável: o constante aumento das competências da União Europeia nos mais diversos domínios económicos, comerciais, sociais e, até, políticos.

Nova oportunidade para Itália

O erro de Salvini acabou por ter consequências positivas. A curto prazo, é uma situação benéfica e saudável para Itália e para a própria inserção de Itália no projeto europeu.

Os trabalhos de Ursula

Nos últimos anos, Portugal tem desempenhado funções no âmbito da União Europeia claramente superiores ao seu peso político relativo. Em breve saberemos se haverá um reforço considerável, ou não, no quadro da próxima CE.
Ver mais artigos