Autor
João Pedro Dias, Investigador em Assuntos Europeus
Artigos

Nova oportunidade para Itália

O erro de Salvini acabou por ter consequências positivas. A curto prazo, é uma situação benéfica e saudável para Itália e para a própria inserção de Itália no projeto europeu.

Os trabalhos de Ursula

Nos últimos anos, Portugal tem desempenhado funções no âmbito da União Europeia claramente superiores ao seu peso político relativo. Em breve saberemos se haverá um reforço considerável, ou não, no quadro da próxima CE.

De volta ao Brexit

Quando países como os EUA e Reino Unido são liderados por quem anseia o declínio da União, devemos questionar-nos que democracia estamos a construir, que destino demos aos valores e princípios que nos foram legados.

O corpo e a alma

O mundo não se compadece com uma União Europeia paralisada, atrofiada e sem capacidade de resposta para as questões concretas com que, a cada dia que passa, se vê confrontada.

Tempo de balanço

Dez dias volvidos sobre as últimas eleições europeias, já foram feitos todos os balanços: os comprometidos; os isentos; os parciais; os imparciais; os objetivos; os subjetivos; os sérios; os não tão sérios. Sem prejuízo e sem o intuito de alargarmos esses balanços, há um conjunto de notas esparsas que entendemos dever reter para memória futura. […]

A desordem europeia

Mais do que conceitos do passado, devem ser soluções de futuro para a organização política do continente europeu que se devem buscar nas próximas eleições para o Parlamento Europeu.
Ver mais artigos