Autor
João Pedro Dias, Investigador em Assuntos Europeus
Artigos

PESC precisa-se

Se a UE não não atuar e não der mostras de possuir essa Política Externa e de Segurança Comum, será inevitavelmente relegada para um papel ainda mais secundário.

As guerras esquecidas

Se a nova Comissão Europeia e o novo Alto Representante para a política externa conseguirem ter uma palavra a dizer na questão da segurança, prestarão um inestimável serviço à Europa e à causa da paz que a motiva e a determina.

A desforra de Boris Johnson

Doravante, assim se crê, o Reino Unido e a União Europeia farão os respetivos caminhos de forma paralela e independente. Nenhum dos dois, seguramente, irá ganhar com esta opção.

Os desafios da nova Comissão Europeia

Um novo mandato é sempre um momento de esperança e de expectativa que se abre, um novo horizonte que se rasga em vista do cumprimento de novas metas.

Há 30 anos caiu o Muro de Berlim

Com todos os defeitos que trouxe ou que potenciou ou que permitiu, a queda do Muro de Berlim deu-nos um mundo muito melhor do que aquele que existia enquanto esteve de pé.

A democracia posta à prova

Resta-nos confiar que a democracia conterá em si os necessários mecanismos para fazer face aos desafios com que irá ser confrontada. Quer no caso espanhol, quer no caso britânico.
Ver mais artigos