Autor
João Pedro Dias, Investigador em Assuntos Europeus
Artigos

A traição turca

Nos últimos dias a Europa defrontou-se com a iminência de ter de voltar a lidar com uma nova onda de refugiados, replicando o sucedido há cerca de 5 anos, e que gerou uma situação ainda longe de completamente resolvida ou absorvida. Uma das formas na altura encontrada para tentar resolver o desafio da imensa movimentação […]

A voz de Francisco

Os dirigentes europeus, independentemente das suas crenças, fé e valores, fariam bem se escutassem os ensinamentos do Papa, a sua palavra, os seus receios e os seus medos. Teríamos seguramente uma Europa mais solidária e mais forte.

Novos alargamentos?

Antes de encarar outros e novos alargamentos, a UE deve concentrar-se em resolver os muitos problemas que tem pendentes e desarruma­dos dentro da sua própria casa. Emmanuel Macron esteve bem nesta questão.

PESC precisa-se

Se a UE não não atuar e não der mostras de possuir essa Política Externa e de Segurança Comum, será inevitavelmente relegada para um papel ainda mais secundário.

As guerras esquecidas

Se a nova Comissão Europeia e o novo Alto Representante para a política externa conseguirem ter uma palavra a dizer na questão da segurança, prestarão um inestimável serviço à Europa e à causa da paz que a motiva e a determina.

A desforra de Boris Johnson

Doravante, assim se crê, o Reino Unido e a União Europeia farão os respetivos caminhos de forma paralela e independente. Nenhum dos dois, seguramente, irá ganhar com esta opção.
Ver mais artigos