Autor
João Pedro Dias, Investigador em Assuntos Europeus
Artigos

Fim de ciclo

A escassos meses das próximas eleições europeias, a UE não pode ter a tentação de entrar num novo período de pausa ou estagnação, à espera que Berlim defina o seu futuro.

O conceito de fronteira

Não é erguendo muros ou barreiras físicas, onde outrora se situavam as velhas fronteiras soberanistas, que se combate a criminalidade. Nem isso pode ser tarefa exclusiva de cada Estado-membro.

De regresso à Catalunha

Espanha é o único país com o qual temos fronteira terrestre, pelo que nada do que se passa aqui ao lado nos pode ser estranho e alheio.

O Reino permanecerá unido?

May afirmou, a propósito da reposição da fronteira irlandesa, que não assinaria qualquer acordo do Brexit que colocasse em causa a sobrevivência e manutenção do Reino Unido. Nunca nenhum chefe de governo de Londres se atreveu a ir tão longe.

A vez da Suécia

Se os eleitorados europeus não arrepiarem caminho e mantiverem as opções que têm feito no plano dos respetivos Estados, a UE poderá ter de enfrentar mais uma crise.

A cartada alemã

Jogando-se o futuro da União em sede de Comissão Europeia, é aí que Merkel quer estar presente para exercer um poder político diretamente proporcional ao seu poder económico.
Ver mais artigos