Autor
João Pedro Dias, Investigador em Assuntos Europeus
Artigos

A ameaça nacionalista

Não se encontra um motivo suficientemente sério e válido para as correntes nacionalistas se apresentarem a sufrágio, salvo para, usando as regras da UE, tudo fazerem para a destruir.

O fim do consenso europeu

Apesar de muitos erros, falhas e contradições, o projeto europeu tem garantido paz e prosperidade. Nas eleições de maio saberemos o que os europeus pretendem para o seu futuro.

O julgamento político

Enquanto, em Portugal, alguns juízes se afanam em impedir e dificultar o acesso da comunicação social à justiça, Espanha dá-nos uma lição de transparência sem paralelo.

O presidente dos europeus

O projeto europeu baseia-se na liberdade, na proteção e no progresso. É com base nesses valores que devemos construir um Renascimento europeu, como Macron defende, e bem.

Que fazer aos terroristas jiadistas?

Sobre esta matéria parece evidente que a União Europeia, uma vez mais, será incapaz de adotar uma política ou uma posição comum aos seus 28 Estados-membros.

Impostos europeus

Não me causa nenhuma objeção de princípio a tributação direta, por parte da UE, das empresas que não são europeias mas aqui geram os seus lucros e escapam a qualquer tributação em solo europeu.
Ver mais artigos