Autor
João Pedro Dias, Investigador em Assuntos Europeus
Artigos

Londres à deriva

A oposição a Theresa May é pouco clara e oscila entre os que defendem o chumbo do acordo nos Comuns, os que também exigem eleições legislativas antecipadas e os que reclamam um segundo referendo.

O fenómeno Vox

A nova extrema-direita populista irrompeu no novo Parlamento de Se­vilha. Não são boas notícias para a estabilidade da governação espanhola, nem o serão para a estabilidade da situação política na Europa.

O eixo franco-alemão

Os grandes avanços da União Europeia tiveram, sempre, na sua origem, na sua génese e na sua concretização, o selo do entendimento franco-alemão.

Fim de ciclo

A escassos meses das próximas eleições europeias, a UE não pode ter a tentação de entrar num novo período de pausa ou estagnação, à espera que Berlim defina o seu futuro.

O conceito de fronteira

Não é erguendo muros ou barreiras físicas, onde outrora se situavam as velhas fronteiras soberanistas, que se combate a criminalidade. Nem isso pode ser tarefa exclusiva de cada Estado-membro.

De regresso à Catalunha

Espanha é o único país com o qual temos fronteira terrestre, pelo que nada do que se passa aqui ao lado nos pode ser estranho e alheio.
Ver mais artigos