Autor
João Reis, Investigador em Finanças e ativista do Climáximo
Artigos

Bill Gates e como assegurar um desastre climático

Na melhor das hipóteses, Gates despolitiza e tecnocratiza as alterações climáticas, não tocando no aparato responsável. Na pior, reduz as alterações climáticas a um pretexto para negócios.

Razia na TAP, ensaio para todo o país?

A situação orçamental vai-se deteriorando e em breve o país poderá assemelhar-se a uma TAP em grande escala, em que os interesses dos credores do Estado sejam contrapostos aos interesses da população em geral.

Por uma política monetária sem fósseis

Não seria difícil conceber um cenário em que a política do BCE tivesse canalizado os recentes fundos em quantias massivas não só para impedir o colapso generalizado da economia, como também para realizar a transição energética necessária.

Refinarias, clima e empregos

O fim da atividade de refinarias como as de Matosinhos apenas representa uma condição necessária, mas não suficiente, para concretizar uma transição energética.

Política monetária fóssil

Enquanto continuar a financiar projetos fósseis e o mercado de energias renováveis continuar a ser minúsculo, a atuação do BCE será ineficaz.

Não há dinheiro?

As opções políticas são as de preservar a economia fóssil. É necessária uma mobilização massiva no sector da energia e restam menos de 10 anos para concretizá-la.
Ver mais artigos