Autor
Jorge Jordão, Presidente da Confederação dos Serviços de Portugal
Artigos

Momento decisivo na Europa

O Brexit também serve para nos fazer refletir sobre o funcionamento da UE e o distanciamento das suas instituições face às necessidades e anseios da generalidade dos cidadãos.

Porque crescemos tão lentamente?

É altura de entendermos o sentido e o alcance do investimento direto estrangeiro e de percebermos qual o contexto mais adequado para o atrair com eficácia e eficiência.

Pela transparência do nosso sistema político

O ‘lobbying’ é transversal a todos os setores da vida política, económica, académica e social e procura influenciar, mas não condicionar, os decisores.

Que futuro para a economia portuguesa?

Desde que este Governo tomou posse e passou a prevalecer uma visão de curto prazo, a preocupação com reformas estruturais foi praticamente banida do debate político.

Descida imperiosa do IRC para atrair o investimento

Entre nós, o IRC atinge o patamar de 31,5%, bem acima de países como a República Checa, Irlanda ou Hungria, que vão atraindo o investimento de que tanto necessitamos.

O papel fulcral da produtividade

Para enfrentar as consequências do envelhecimento, é necessário reverter a tendência para o declínio da produtividade e melhorar significativamente o funcionamento do mercado de trabalho.
Ver mais artigos