Autor
Jorge Pereira da Silva, Professor da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica
Artigos

Greta Thunberg, o rosto do populismo ambiental de esquerda

Enquanto os adultos persistirem em comportar-se como crianças, olhando para o mundo de forma maniqueísta, o combate às alterações climáticas dificilmente se transformará numa causa comum de todas as pessoas de boa vontade.

‘Impeachment’, finalmente!

Num país cada vez mais polarizado, ninguém sabe ao certo qual será o impacto deste processo de ‘impeachment’ nas eleições de 2020. Os próximos tempos vão ainda ser muito interessantes de seguir.

O IVA da eletricidade e o fantasma das coligações negativas

Se o brutal aumento do IVA da energia de 6 para 23% não pode ser revertido, mesmo passados quatro anos, então é porque algumas medidas da troika eram mesmo necessárias.

Sistema de governo português: um regresso às origens?

Sem uma maioria absoluta no Parlamento e com um número sem precedentes de forças políticas aí representadas, o espectro pode ser o do regresso da instabilidade governativa ou, pelo menos, o da paralisia da ação executiva.

O labirinto do voto útil

Para quem vota em função das suas convicções ideológicas, a escolha é relativamente simples. Para quem faz questão que o seu voto contribua para alcançar um objetivo mais preciso, a opção pode ser mais problemática.

Entidade para a Transparência ou entidade para o branqueamento?

Os deputados aprovaram a lei tal como a tinham projetado. Grave é que não o fizeram convencidos da bondade da solução, mas antes por terem a esperança de que a mesma não funcione e deixe tudo na mesma.
Ver mais artigos