Autor
José Filipe Pinto, Professor Catedrático
Artigos

As falácias do terrorismo religioso

A primeira falácia do terrorismo religioso é logo a designação. Mais do que falar de terrorismo religioso, talvez se imponha falar de terrorismo político que invoca motivos religiosos.

Brasil, ordem e progresso?

Como decorre de uma história que o Brasil bem conhece, a imagem de uma sociedade antagonizada em dois blocos abre caminho ao populismo ou à intervenção militar na vida política.

Joana Marques, Vital para Costa

Em contraste com o vociferar de apoio à PGR, Costa emendou a mão e remeteu-se ao silêncio. Não sendo possível apagar o erro anterior, havia que salvaguardar-se ao máximo.

Aliança ‘made in Santa(na) Casa’

A afirmação do Aliança exige ir além de um partido fulanizado ou identificado pela figura do fundador. Restam duas dúvidas: o metal tem qualidade? O ego santanista aceita?

A política nas mãos de Deus

Um Presidente com tendência para a hiperatividade não deseja mudar de estilo. Sabe que não lhe será possível moderar a forma de estar na política. A luta contra a essência é uma batalha perdida.

O estranho magnetismo da CPLP

São os membros associados que percebem as potencialidades de uma comunidade que não se esgota na língua. Vêm porque percebem a importância geoestratégica e as possibilidades do foro económico.
Ver mais artigos