Autor
José Filipe Pinto, Professor Catedrático
Artigos

Por quem dobram os sinos no Ocidente?

No pós-pandemia, os custos sociais e económicos serão muito elevados, mas o preço mais elevado a pagar prende-se com a falência do próprio modelo. Um modelo que se julgava capaz de quase dispensar o Estado.

A democracia resiste à pandemia

A luta vai ser difícil e teimosamente demorada. E há que ficar responsavelmente preso em casa para mais tarde virmos a saudar o regresso da liberdade.

Um governo em quarentena

Não basta apelar ao profissionalismo e espírito de missão dos profissionais da saúde, é preciso disponibilizar os meios necessários.

As leis da República e do Islão em França

Macron acredita que o conjunto de medidas por si preconizadas será suficiente para criar um Islão mais moderno, compatível com as leis da República.

Rui Rio e o exemplo alemão

Face ao aumento do populismo de direita e extrema-direita e ao declínio eleitoral do CDS-PP, Rio deixou claro que não é nesse lado do espetro partidário que pretende alavancar a recuperação eleitoral do partido. O seu público-alvo está no centro.

Chicão e a reinvenção do CDS-PP

Depois de eleito, Francisco Rodrigues dos Santos, mais do que colocar o foco nos temas fraturantes que têm marcado a sua vida partidária à frente da Juventude Popular, optou por chamar à colação o elemento ideológico.
Ver mais artigos