Autor
José Pedro Freitas, Presidente da ANJE
Artigos

O exemplo do interior

Sem uma aceleração substancial do investimento, o crescimento económico em Portugal tenderá a ser pouco expressivo ou mesmo nulo.

Fazer mais pelo investimento estrangeiro

Os vistos gold não devem ser diabolizados. Acautelando os riscos de branqueamento de capitais e de financiamento de atividades ilícitas, este instrumento de captação de IDE merece ser potenciado e a sua aplicação diversificada.

Outra vez o banco de fomento

Se o novo banco de fomento não apresentar um modelo de governação funcional e uma efetiva capacidade financeira, a instituição arrisca-se a ser quase irrelevante na gestão do próximo quadro comunitário.

2020: um pouco mais do mesmo

Importa ressalvar que, não obstante a efervescência social potenciada pelas restrições orçamentais, a previsão de um superavit de 0,2% é a grande notícia para 2020.

Dar velocidade ao 5G

Portugal não pode perder o comboio do 5G. A maior velocidade, baixa latência e capacidade de programação da quinta geração de internet móvel representam um novo mundo de potencialidades tecnológicas.

No poupar está o ganho

Nas economias europeias mais dinâmicas, a taxa de poupança das famílias ronda os 10% do PIB. Em Portugal, fixa-se entre os 4 e os 5% do produto. Sem investimento estamos a comprometer o futuro do país.
Ver mais artigos