Autor
José Pedro Freitas, Presidente da ANJE
Artigos

Compensar as empresas pela subida do salário mínimo

Importa que, em sede de concertação social, a valorização do SMN seja enquadrada numa agenda para o crescimento e a competitividade. Só assim se defenderá o interesse nacional.

O novo Governo e os seus desafios

O Governo deve olhar para as empresas, sobretudo numa altura em que os sectores exportadores, que têm sido o motor do crescimento, veem os seus principais mercados em desaceleração.

Lítio: o novo ouro?

Garantindo o respeito pelas normas ambientais, a indústria do lítio deve ser considerada estratégica para Portugal. Isto pressupõe a criação de condições para o investimento em toda a cadeia de valor.

Eclipse do empreendedorismo no debate político

Em 2018, a venda de bens e a prestação de serviços pelas startups portuguesas atingiram os 2,2 mil milhões de euros, valor que correspondente a mais de 1% do PIB. Para este volume de negócios muito contribuíram as exportações, que, no ano passado, se cifraram em 1.121 milhões de euros (1,9% do total de vendas ao […]

Menos impostos, mais crescimento

Não havendo vontade política para uma efetiva descida dos impostos sobre as empresas, deveria no mínimo proceder-se à simplificação do IRC.

Despesa pública inteligente

Nem sempre as políticas de estímulo orçamental resultam, como a história recente nos ensina. Ainda assim, parece-me crucial uma recomposição da despesa pública para alavancar o crescimento.
Ver mais artigos