Autor
José Pedro Freitas, Presidente da ANJE
Artigos

O problema da produtividade

A resolução do problema da produtividade passa pela qualificação do capital humano e por uma subida na cadeia de valor. Apesar dos progressos, Portugal não pode abrandar o seu esforço para elevar o nível de instrução da população.

É preciso acelerar o ecossistema

É pertinente criar um quadro legal e fiscal mais favorável à gestão das incubadoras. Maior capacidade económica e massa crítica nas ‘startups’ significa maiores ganhos para o país.

Estado: a reforma que está por fazer

O Estado não deve assumir-se como motor da economia, mas sim como regulador do mercado, garantindo que o mesmo é dinâmico e justo.

Reformar a Europa para a unir

Ainda a sarar as feridas da crise financeira e na iminência de perder a sua terceira maior economia, por via do Brexit, a UE precisa de reforçar a credibilidade da União Económica e Monetária.

Investir na reconversão laboral

A digitalização da economia será uma oportunidade de realização profissional, e não uma via para o desemprego ou para empregos pouco dignos.

Crescer em contraciclo

O país deve privilegiar as exportações ao invés de políticas que estimulem descoordenadamente o consumo interno, podendo as vendas ao exterior ser dinamizadas com a transformação digital das PME.
Ver mais artigos