Autor
Luís Barreto Xavier, Professor da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e Presidente do Instituto do Conhecimento da Abreu Advogados
Artigos

A revolução do direito digital

Esta verdadeira revolução do direito digital tem como pilares não apenas o RGPD, baluarte da proteção de dados pessoais, mas também um conjunto de iniciativas legislativas que deverão ser aprovadas nos próximos anos.

Regulamento europeu da Inteligência Artificial: nada será como antes

É objetivo da Comissão Europeia a submissão dos sistemas de IA a princípios éticos, ao respeito pelos direitos humanos. Também a criação de um ambiente de segurança e de confiança em torno da IA.

Advocacia: o conceito de “novo normal” fornece uma falsa sensação de segurança

Pandemia, coronavírus, Zoom, Teams, Meet, “achatar a curva”, “distanciamento social” são alguns dos vocábulos e expressões que entraram subitamente no nosso quotidiano, marcado pela “disrupção”.

Para uma Europa digital

É urgente uma combinação entre um investimento forte e estrategicamente desenhado nas tecnologias digitais, um ambiente regulatório que proporcione segurança e estabeleça limites éticos e uma educação para o digital dirigida a todos.

A Inteligência Artificial é inimiga dos juízes?

A IA não é inimiga dos juízes. É, sim, inimiga da opacidade e da distância entre os tribunais e o público em geral, que não serve ninguém. Nem os próprios juízes.

Um advogado robot?

O Do Not Pay terá permitido uma poupança de 13 milhões de dólares em multas por centenas de milhares de infrações de trânsito. Joshua Browder alargou entretanto o seu serviço a passageiros de avião.
Ver mais artigos