Autor
Luís Mira Amaral, Engenheiro e Economista
Artigos

Perspetivas económicas

Os bancos centrais enfrentam agora o dilema típico: se endurecerem a política monetária prematuramente, podem fazer abortar a retoma económica que se perspetiva; se forem lentos a reagir a um surto inflacionista sustentado, terão depois dificuldades em controlar o processo.

Portugal no pós-Covid

Na ausência das reformas estruturais que libertam o potencial produtivo, o PIB potencial não sairá da sua medíocre trajetória de crescimento e o impulso de curto prazo não terá sustentabilidade.

A economia catalã

A visão mística de Carles Puigdemont não augura nada de bom para quem lá ficar sujeito ao seu jugo. Pode, aliás, repetir-se o que já está a acontecer na Turquia.

Catalunha

O ex-lider do governo catalão tem uma visão mística da independência e é no fundo um autêntico Kerensky nas mãos duma frente esquerdista, radical e anarquista, que, como disse alguém, sonha fazer da Catalunha uma Venezuela da zona euro.

Economia circular

Na economia circular procura pôr-se o sistema económico a funcionar como um sistema natural no qual praticamente não há desperdícios. Cada desperdício deve ser um ‘input’ para qualquer coisa adicional.

OE 2018: um breve comentário

Um orçamento simpático para os cidadãos e antipático para as empresas.
Ver mais artigos