Autor
Luís Tavares Bravo, Economista
Artigos

Um passe para lado nenhum

Situações como as que se vivem nos transportes fluviais com a margem sul anulam todos os esforços de redução dos preços dos passes sociais.

Remar contra a corrente

Os bancos centrais estão mais concertados e mais bem preparados, e o mundo é mais regulado do que noutros períodos potencialmente semelhantes na história.

Menos populismo, mas menos força para o euro

Apesar da resiliência do centro político europeísta, a UE que saiu das últimas eleições vai exigir, no mínimo, uma série de equilíbrios e acordos inovadores que permitam algum ímpeto de integração.

A espera

Falar em recessão é um cenário que parece exagerado, sobretudo pela resiliência da procura privada, como sequência de um mercado de trabalho mais robusto, capaz de gerar consumo.

O trimestre europeu

Eleições europeias, Brexit e focos de euroceticismo local podem trazer ao de cima incerteza que os mercados poderão levar a sério. Em todo o caso, uma recessão parece fora de hipótese.

Japonização do euro?

A zona euro partilha algumas das características da economia nipónica, mas ainda se encontram diferenças importantes como a demografia ou a produtividade e potencial de crescimento.
Ver mais artigos