Autor
Luís Tavares Bravo, Economista
Artigos

Uma trégua na guerra comercial

O acordo comercial não constitui um incentivo ao comércio internacional. Acima de tudo, é uma forma de estancar o efeito de contágio do protecionismo a uma escala global.

Descodificar o caminho do carbono zero

A Agência Internacional de Energia estima que a transição para o carbono zero implica um esforço de investimento anual de 380 mil milhões de dólares por ano, só até 2025. E a eletrificação massiva global poderá ser a solução técnica.

Os desafios do novo governo e da oposição

Urge repensar a oposição e saber trazer novas formas de fazer política para criar uma agenda mobilizadora, não para o aparelho partidário mas para o país.

O auto da barca socialista

Seja feita justiça, Rui Rio meteu o dedo numa das principais feridas relacionadas com a governação socialista, e que tem permanecido escondida do debate publico. Os portugueses continuam a sair do país.

O euro foi bom ou mau para Portugal?

Vivemos num período de taxas de juro historicamente muito baixas, que disfarça muitas das fragilidades estruturais nacionais. O desafio atual é o mesmo do início da década. Importa retomar o ímpeto reformista.

Será o fim da globalização?

A globalização é hoje um modelo esgotado e o protecionismo a inevitável solução? Ou será antes uma transição para um novo ciclo de globalização? O ruído à volta dos efeitos colaterais da globalização, visível numa espécie de rebelião dos eleitores, oculta os valores fundamentais deste catalisador de riqueza mundial.
Ver mais artigos