Autor
Luís Tavares Bravo, Economista
Artigos

A mudança da nossa era

A transição imediata para uma economia digital poderá trazer benefícios a curto prazo, criando maior resiliência financeira para as empresas, e poderá tornar-se definitiva. Isto irá implicar uma transição do mercado de trabalho, que não será isenta de impacte.

E tudo o vírus levou…

Eis uma oportunidade para provar que a solidariedade entre povos do euro não é uma ficção. E que a Democracia é capaz de se proteger e reformar.

E depois do adeus

O grande desafio do centro político europeísta passa por conseguir ligar-se de novo às preocupações de crescimento económico, na condição de o fazer propondo também um novo contrato de valor para os cidadãos europeus.

Danos colaterais

Os danos colaterais de um agravamento da situação viral na China podem trazer ao de cima, no limite, o espectro de uma degradação muito rápida da conjuntura económica mundial.

Regras de compromisso

A arte de negociar prende-se com o bom senso, que, imperando, permite um resultado favorável para todas as partes. Os recentes desenvolvimentos no posicionamento da China, mais liberal e mais consciente sobre propriedade intelectual, e os sinais de promoção do diálogo diplomático por parte dos EUA apontam nesse sentido.

Somos escravos fiscais

Somos um dos países do mundo onde os impostos progressivos atingem mais rapidamente a taxa máxima de retenção IRS. E um dos países onde existe deficiente retorno por esses impostos pagos.
Ver mais artigos