Autor
Luís Tavares Bravo, Economista e Investment Advisor
Artigos

Austeridade silenciosa

Apesar dos progressos, a economia portuguesa não ganhou, nos últimos anos, suficiente resiliência para enfrentar um potencial ciclo de subida de taxas de juro.

Faz de conta que há governo

O Governo perdeu a oportunidade de retirar Portugal da linha de tiro de futuros choques sistémicos e de investir mais na sustentabilidade e capacidade futura do país de gerar, por si, crescimento e emprego.

Tributação, os desafios do futuro

O debate sobre os modelos de tributação corporativa tem vindo a evoluir e já não se trata de saber se as empresas estão a ser suficientemente tributadas, mas como o estão a ser.

Um delicado equilíbrio transalpino

Se a resposta italiana for demasiado assente numa retórica política mais agressiva contra as instituições europeias, então as consequências para o euro e o impacto nos mercados poderão ser mais duros.

Itália, orçamento ‘al dente’

Adivinha-se um período marcado por maior volatilidade para os investidores, uma vez que o diálogo na Europa não se afigura fácil.

A década Lehman

O grande aumento do stock de dívida foi o legado que nos deixou a Grande Recessão, e representa a bomba-relógio que paira sobre as economias desenvolvidas, sobretudo as europeias, e sobretudo sobre as economias periféricas como Portugal.
Ver mais artigos