Autor
Luís Tavares Bravo, Economista, International Affairs Network
Artigos

Estratégia de saída

A transição para uma nova normalidade é uma discussão que poderá trazer consigo novos hábitos de vida, não apenas no que diz respeito ao trabalho remoto, mas também ao modo como escolhemos o local de residência.

Inflação condiciona debate, mas não os investidores

Por enquanto, todos os esforços de bancos centrais e governos parecem estar direcionados em reiniciar as economias para um crescimento pós-pandemia, o que implica manter um ritmo forte de vacinação.

A pandemia está a acelerar a automação dos empregos

“A Automação tem uma implementação rápida durante as recessões económicas, e permanecem para além delas” – Daron Acemoglu, Economista IMT Durante o último ano, sobretudo nas alturas de maiores restrições por virtude da pandemia e que forçaram ao confinamento, trabalhar a partir de casa tronou-se um hábito incontornável para uma boa parte da população. Estas […]

O emprego e a desigualdade de género

A Europa quer adotar medidas vinculativas em matéria de transparência salarial que permitam uma acentuada redução do diferencial de salários entre homens e mulheres. Um objetivo de elementar justiça.

Pode o Turismo retirar Portugal da recessão em 2021?

A oportunidade de reabrirmos portas ao turismo com sucesso ganhou mais visibilidade após o Reino Unido ter incluído Portugal na lista de países seguros para viajar, sendo, aliás, o único país da UE que mereceu essa inclusão.

Confiar no processo de recuperação económica

O mundo parece estar a caminhar na direção certa. O segundo trimestre dará mais visibilidade à recuperação da economia global, à medida que a vacinação se for tornando mais abrangente e ganhar um ritmo mais acelerado.
Ver mais artigos