Autor
Maria Rosa Borges, Professora de Economia do ISEG
Artigos

OE 2022: uma oportunidade para o crescimento?

Maria Rosa Borges, Professora de Economia do ISEG, analisa a proposta do Governo para o Orçamento do Estado para 2022.

A atratividade da Ordem dos Economistas

O número de associados e a sua participação em atos eleitorais são apenas dois dos indicadores que parecem revelar que algo não está bem na OE. Algo tem de mudar.

Viremos a Sul

Muito há a fazer nos países da África subsariana e a cooperação internacional pode dar um apoio importante, capacitando os dirigentes e promovendo boas práticas de governação. Haja vontade de ambas as partes.

Turismo aos tropeções

Se o consumo de bens duradouros recuperou para os valores pré-pandémicos no segundo trimestre de 2021, o mesmo não aconteceu com as exportações de turismo e de serviços com ele relacionados.

Ensino superior e Economia

A criação de competências nos indivíduos tem efeitos positivos na produtividade, na redução da taxa de desemprego, na criação de melhores oportunidades de trabalho e contribui de forma inequívoca para a redução da pobreza e da exclusão social.

Crise pandémica: a resiliência do mercado de trabalho e das famílias

Espera-se que o controlo da pandemia e o retorno à “normalidade” confira maior confiança aos agentes económicos, que poderão concretizar consumos adiados e estimular a retoma da atividade económica.
Ver mais artigos