Autor
Maria Rosa Borges, Professora de Economia do ISEG
Artigos

Uma semana difícil para a economia

Antecipa-se uma maior compreensão da Europa pelo agravamento temporário dos deficits orçamentais. Em 2021, a possibilidade de um orçamento retificativo espreita já no horizonte.

O Orçamento da pandemia

Ao nível da eficácia podem questionar-se, por exemplo, as medidas de alívio de tesouraria das famílias, preconizadas no ajuste dos escalões de IRS ou o estímulo ao consumo.

A difícil e necessária regulação da economia: Parte I

Indiscutivelmente, a economia precisa de ser regulada, e um dos argumentos essenciais é que o processo regulatório introduz equilíbrio entre os vários grupos de interesses, nem sempre coincidentes, impedindo uma apropriação assimétrica dos benefícios económicos, num contexto de maximização do bem-estar conjunto.

Fundos europeus: o desafio da sua execução

A velocidade de afetação dos fundos, a agilidade na sua transferência e a certeza de que a transferência se faz para atividades que criam valor e emprego na economia vão exigir esforço à sociedade portuguesa e ao Estado em particular.

Plano de Recuperação Económica e Social: um ponto de partida

É fundamental uma identificação clara das prioridades, num contexto de escassez de recursos financeiros. Não se pode fazer tudo ao mesmo tempo, sob pena de pouco se alcançar.