Autor
Maria Rosa Borges, Professora de Economia do ISEG
Artigos

Dinheiro de helicóptero

A recuperação europeia por via de estímulos fiscais enfrenta uma máquina administrativa europeia muito pouco ágil. As dificuldades na libertação dos apoios financeiros aos planos de recuperação económicos nacionais são disso exemplo.

Moratórias de crédito: um problema de credores e devedores

O quadro macroeconómico prevê que o emprego deverá retomar o nível pré-pandemia apenas no final de 2023 e a retoma do consumo privado espera-se que seja lenta. O apoio financeiro da União Europeia será decisivo.

Os impactos económicos da Inteligência Artificial

O think tank Bruegel estima que 54% dos empregos na União Europeia podem estar em risco, nos próximos 20 anos. Sairão beneficiados os trabalhadores mais qualificados, capazes de serem criativos e inovadores.

A Inteligência Artificial entrou definitivamente nas nossas vidas

Muitos economistas já apelidam a IA de quarta revolução industrial, pois a sua inovação traz mudanças indiscutíveis na forma como pessoas e empresas se relacionam com a tecnologia, partilham dados e tomam decisões.

A regulação e os grupos de interesses (Parte 2)

Há um aspeto que revela uma elevada aderência à realidade política e económica e social dos países: em geral, a pressão exercida não resulta de apenas um único grupo de interesses, mas de uma multiplicidade de interesses.

Teletrabalho sim, mas…

Efeitos negativos na produtividade podem surgir em resultado do enfraquecimento do espírito de pertença ao grupo e do desvanecer de uma cultura empresarial que se pretende forte e coesa.
Ver mais artigos