Autor
Mariana Bandeira
mbandeira@jornaleconomico.pt
Artigos

Fundo Atena II tem 75 milhões de euros para investir em empresas nacionais

A sociedade de capital de risco Atena Equity Partners criou um novo fundo de ‘private equity’ para investir em empresas com um volume de negócios superior a 10 milhões de euros, mas não olha para os resultados, que podem ser positivos ou negativos.

Quase metade das empresas em Portugal diz que opera na capacidade máxima

Um relatório do Banco Europeu de Investimento concluiu que as empresas do setor manufatureiro são as que mais funcionam na sua capacidade máxima. Portugal está abaixo da média europeia (54%) nesta taxa.

Siza Vieira: “Investimento ainda não chegou para compensar destruição de capital dos últimos anos”

Melhorar a oferta de capital de risco é uma das “tarefas fundamentais para dar o salto”, realçou o ministro Adjunto e da Economia.

Carlos Costa: “É crucial participar na corrida da inovação sob pena de a Europa perder relevância”

O governador do Banco de Portugal realçou que a capacidade de inovação é uma “importante alavanca da produtividade” durante a conferência “Investimento, Inovação e Digitalização: O caso português”, que decorre no Museu do Dinheiro, em Lisboa.

Tensões comerciais e desânimo dos investidores preocupam FMI

A organização internacional liderada por Christine Lagarde acredita também que se o ‘shutdown’ se prolongar, bem como as tensões geopolíticas na região do Médio Oriente, também poderá haver uma queda no investimento e um impacto negativo no crescimento do PIB mundial.

Coletes amarelos em França prejudicaram crescimento da zona euro, afirma FMI

O Fundo Monetário Internacional prevê que o crescimento económico dos países de moeda única desacelere para 1,6% este ano, dos 1,8% estimados para 2018.
Ver mais artigos