Autor
Mariana Bandeira
mbandeira@jornaleconomico.pt
Artigos

Guerra comercial volta a castigar Wall Street

As ações da Apple recuam 1,20%, para 187,72 dólares, depois de o grupo financeiro japonês Nomura ter descido o seu preço-alvo.

Isabel da Silva Mendes: “Ordem dos Advogados está sem voz, silenciosa, distante”

A advogada da SPS e vogal do Conselho de Deontologia de Lisboa oficializou esta quinta-feira a sua candidatura a bastonária. Em entrevista ao Jornal Económico, refere que pretende alterar os Estatutos da Ordem e dar maior incidência à deontologia, publicidade, proteção de privacidade, inteligência artificial e regulação de plataformas digitais.

Mais de 200 milhões de europeus vivem nas zonas costeiras

Os setores tradicionais da economia azul europeia (recursos vivos marinhos, extração marinha de recursos não vivos, transporte marítimo, atividades portuárias, construção naval e reparação e turismo costeiro) geraram 180 mil milhões de euros de Valor Acrescentado Bruto, concluiu o relatório da Comissão Europeia, apresentado âmbito do Dia Marítimo Europeu, que se celebra em Lisboa.

Economia do mar emprega quase 181 mil pessoas em Portugal

O turismo costeiro – que contribuiu com 74% para o total de empregos nas atividades ligadas ao mar e por 66% dos lucros em 2017 –, e os recursos vivos são os principais motores das atividades económicas nacionais ligadas aos mares e oceanos, segundo um estudo da Comissão Europeia divulgado esta quinta-feira.

Bruxelas anuncia novo mecanismo de apoio a startups e PME do mar

Apesar de não querer “falar muito sobre” sobre este mecanismo, o comissário europeu adiantou que a ferramenta de assistência técnica estará operacional ainda antes do verão.

António Jaime Martins: “Fui recentemente alvo de censura interna por parte do bastonário”

O atual presidente do Conselho Regional de Lisboa apresentou esta quarta-feira a sua candidatura a bastonário. O advogado divulgou as prioridades para o triénio 2020-2022 e garantiu que não haverá falta de transparência “nem censura da Ordem a advogados, através dos órgãos executivos”.
Ver mais artigos