Autor
Mário Malhão
mmalhao@jornaleconomico.pt
Artigos

PS perto da maioria absoluta no Parlamento mais diverso

Falta apurar os quatro mandatos dos círculos da emigração, o que só irá acontecer a meio da próxima semana, mas os socialistas já têm 106 deputados numa Assembleia da República em que estarão outros nove partidos, incluindo três que conseguiram eleger pela primeira vez.

Vespa asiática: avanço da espécie invasora ameaça equilíbrio dos ecossistemas europeus

A vespa asiática está a alastrar-se por Portugal. Apenas num mês, dois locais em Lisboa e Sintra tiveram de ser desinfestados. Também conhecida por vespa velutina, foi identificada pela primeira vez em Portugal em 2011. Predadora da abelha europeia, tem capacidade para matar mais de 30 abelhas por minuto. Os ataques da vespa asiática têm assim impactos negativos na produção de mel e na polinização.

Sondagem: Como classifica a atuação dos seguintes intervenientes na greve dos motoristas?

António Costa e Pedro Nuno Santos obtiveram um saldo muito mais positivo do que os restantes protagonistas na avaliação dos portugueses ao protesto que agitou o verão. Entre os dirigentes do Sindicato dos Motoristas de Matérias Perigosas e da Antram destacou-se, sobretudo pela negativa, o agora candidato a deputado Pardal Henriques.

Sondagem Aximage/JE: Recuperação do PSD deixa maioria absoluta do PS mais distante

O PSD e o seu presidente, Rui Rio, reduziram o enorme fosso que os separava do PS de António Costa a pouco mais de uma semana das eleições legislativas, e segundo uma sondagem realizada pela Aximage para o Jornal Económico têm agora apenas 12,2 pontos percentuais de desvantagem nas intenções de voto, o que torna ainda mais improvável um cenário de maioria absoluta socialista, no qual já não acreditam quatro em cada cinco entrevistados que preveem a vitória do PS a 6 de outubro.

Sondagem: António Costa e Rui Rio foram os melhores nos debates desta segunda-feira

Primeiro-ministro e presidente do PSD destacaram-se entre os entrevistados pela Aximage, com Catarina Martins a ser a única outra líder partidária a apresentar um saldo positivo entre quem esteve melhor e pior nos debates radiofónico e televisivo realizados a 23 de setembro.

Sondagem: Investimento na saúde e subida de reformas mais desejados do que redução de IRS

A saúde está primeiro para os portugueses, já que quase metade dos entrevistados pela Aximage a apontaram enquanto uma aplicação de excedentes orçamentais, atribuindo-lhe a melhor “nota”. Nas macrocategorias que agregam várias prioridades, o reforço dos apoios e solidariedade social (incluindo aumento de reformas, do subsídio de desemprego e rendimento social de inserção) supera a melhoria dos rendimentos das famílias, que junta a diminuição do IRS para a classe média, do IVA e do Imposto sobre Produtos Petrolíferos.
Ver mais artigos