Autor
Mário Malhão
mmalhao@jornaleconomico.pt
Artigos

Infografia | Greta Thunberg viajou mais de cinco mil quilómetros até Lisboa

Muito se tem falado da rapariga que tem afrontado os líderes mundiais com o tema das alterações climáticas. Conta com 36 dias a navegar no mar: 15 dias entre o Reino Unido e Nova Iorque e outros 21 entre os EUA e Lisboa. Apesar de ter poupado emissões poluentes nas suas viagens marítimas entre os continentes norte-americano e europeu, só facto de Nikki Henderson, marinheira profissional, ter ido ao encontro da ativista quando esta chegou aos EUA de avião, significa que a viagem de Greta Thunberg deixou uma pegada carbónica maior que o planeado.

Treinadores portugueses campeões aqui e lá fora

A conquista do Brasileirão por Jorge Jesus aumentou para oito, o número de treinadores nacionais que já venceram o campeonato em Portugal, e no estrangeiro. Destes oito nomes, cinco ainda estão no ativo e a treinar fora de Portugal, o que deixa em aberto um cenário de mais conquistas além fronteiras e de demonstração da qualidade dos técnicos portugueses.

TAP: companhia renova frota com novos modelos Airbus

A frota da TAP está a ser renovada com 53 aparelhos Airbus a entrar em funcionamento entre 2018 e 2019. A maioria destes aparelhos são comprados com leasing. Investimento permite reduzir idade média da frota de 14 para cinco anos.

Espanha representa 25,4% das exportações de bens

O mercado espanhol foi o que mais contribuiu para o aumento global das exportações, com um acréscimo de 5,8%, representando 25,4% da venda dos bens nacionais, em 2018. França e Alemanha complementam o ranking dos principais clientes, mas as exportações para os Estados Unidos também aumentaram, tendo este país permanecido como o principal destino fora da União Europeia.

Sondagem Aximage/JE: primeiro mês da legislatura reforça peso do Chega, PS e Bloco de Esquerda

A primeira sondagem pós-eleitoral revela que André Ventura, António Costa e Catarina Martins aumentam o peso dos seus partidos nas intenções de voto. Ao contrário da abstenção, que se reduziria, verifica-se um acréscimo para os outros, brancos e nulos. E ninguém desce tanto quanto o PSD.

Copa Libertadores: Jesus tenta na América do Sul o que não conseguiu na Europa

Depois de duas finais europeias perdidas com o SL Benfica, o treinador português tem a oportunidade de vencer a Copa dos Libertadores da América ao serviço do Flamengo, que não chega ao jogo decisivo desde 1981. Pela frente vai ter o atual detentor do troféu, o River Plate, que tentará vencer a prova pela quinta vez, a terceira nos últimos quatro anos.
Ver mais artigos