Autor
Marisa Silva Monteiro, Advogada coordenadora da JPAB Financeiro e Garantias
Artigos

Poupar ou poupar, eis a questão

Parece desadequado falar em poupança em plena crise pandémica que é já uma crise de rendimentos para muitas famílias, mas é nas alturas mais exigentes que se tomam as decisões mais importantes.

Covid-19 e o futuro dos bancos

Famílias e empresas esperam que os bancos saibam estar à altura desta emergência social que deixará muitos sem rendimentos para honrar os seus compromissos bancários.

Conta bancária e conta de pagamento

Os bancos do futuro não serão seguramente como os conhecemos até aqui, mas poucas são as fintech que já são bancos, apesar de serem os grandes concorrentes dos bancos.

A banca do futuro

Os bancos não vão desaparecer. Antes vão acompanhar os novos tempos e criar um modelo de negócio que combine o capital de confiança que têm junto dos seus clientes com a rapidez que as fintech oferecem.

Hipoteca inversa ou reversiva, já ouviu falar?

Esta hipoteca funciona como segurança do crédito do banco, tal como na hipoteca do crédito à habitação, isto é, como garantia do pagamento do valor do empréstimo.

A culpa não é de Berardo

A lei tem de mudar e, quando isso acontecer, teremos muito menos crédito malparado, teremos bancos mais saudáveis e sem precisarem de dinheiro dos contribuintes para os salvar.
Ver mais artigos