Autor
Miguel Moreira da Silva, Engenheiro e Prof. Universitário – Sistemas de Energia
Artigos

O primado da mobilidade

A “miopia” energética alimentou o défice da balança comercial portuguesa, para além de ter gerado externalidades ambientais negativas.

Mercado de Carbono: de ‘zombie’ a ‘game-changer’

De forma simplista, pode dizer-se que no mercado de carbono é transacionado o direito a poluir. Existem atualmente vários mercados de carbono, sendo justo evidenciar o comércio europeu de licenças de emissão (CELE), que se distingue dos demais, tanto em termos de volume como de valor transacionado.

Restruturação, regulação (e privatização?) do setor ferroviário

Antes de se decidir a futura organização do setor, seria prudente proceder ao estado da arte da gestão da ferrovia na Europa e EUA, em termos da titularidade dos ativos e serviços e dos mecanismos de regulação económica.

A heurística do Bloco de Esquerda

O BE foi criado com uma agenda política muito específica, que hoje está esgotada. A sua significância política será determinada pela capacidade de construir uma agenda coerente e realista.

Procura-se COO para o Governo de Portugal

Se ambicionamos deixar de ser governados à vista, com metodologias e ferramentas anacrónicas, chegou a hora de profissionalizar a gestão pública.

Lisboa Capital Europeia Verde: realidade ou ilusão?

Apesar da bondade de algumas iniciativas “verdes”, o desenvolvimento sustentável só se irá concretizar quando o cidadão estiver no centro das políticas públicas.
Ver mais artigos