Autor
Miguel Tropa, Advogado
Artigos

A “nova” Lei de Protecção de Dados pessoais

Verifico que algumas arestas foram limadas, mas ainda há um longo caminho a percorrer para que se aplique, na plenitude, o RGPD e, agora, esta “nova” lei.

A “nova” loja

Há momentos em que devemos reflectir, e pensar que pequenos valores que despendemos acabam por ter efeitos muito mais positivos (ou negativos) em pequenas economias como esta.

As vicissitudes do trabalho em Portugal

Quando temos clientes mais exigentes, procuramos contratar aqueles funcionários que nos garantem a mais eficaz prestação de serviço ao Cliente que nos procura. Porque, quando o mercado funciona de forma natural, o Cliente não se importa de pagar, quando é bem servido.

O Joker

E só com uma penalização adequada dos intervenientes (todos), com uma monitorização correcta, isenta e eficaz das entidades competentes, com avaliações dos créditos realistas e responsáveis, poderemos almejar não sermos “gozados” por nós próprios, como temos, infelizmente, sido.

Porque é que é tão difícil?

Esta “ubiquidade” de sentimentos e seu reflexo em variadíssimos aspectos da nossa comunidade tem, na minha opinião, bloqueado muito do desenvolvimento do nosso País, das suas empresas e da sua governabilidade.

“As regras, ou como o excesso delas também é prejudicial”

Assim, encontramos leis laborais desajustadas ao país, aos empresários e ao investimento, leis eleitorais que perpetuam situações insustentáveis, uma sensação de impunidade e de atraso, de falta de competitividade e injustiça, comparativamente aos países mais evoluídos do mundo.
Ver mais artigos